quinta-feira, dezembro 09, 2010

"O Sarney quer mais"

Ontem ao ouvir esta fala de uma repórter sobre os seis ministérios que a presidente eleita Dilma Rousseff deu ao PMDB eu pensei: óbvio que o Sarney quer mais! Mas este risco tanto o partido como a presidenta deveriam estar cientes, afinal o senador faz parte do governo há anos, de forma que acha-se dono das coisas. Pode parecer preconceito da minha parte, mas não é não. Durante minha pesquisa sobre a anistia e antes dela, quando pesquisei sobre a censura, lá estava Sarney sendo parte do governo, ora pela Arena,  ora pelo MDB. Gente, vocês tem noção de que os partidos eram completamente antagônicos né? Pois então, ele estava no governo quando a Arena era situação, depois não lembro exatamente, mas foi quase no final da ditadura militar foi pro MDB, manteve-se no governo. Acabou o regime e indicaram presidente e vice, quem estava lá???? Pois é, o presidente Tancredo Neves morreu e quem assumiu foi Sarney. Depois disso foram tantos cargos que é quase impossível pensar em Brasília sem lembrar do bigodão do Sarney. É capaz de ter gente que pense que quando fundaram Brasília ele já estava lá, coisa que eu não duvido.
Já fizeram denúncias envolvendo ele e sua família, e ele lá. Vários outros caíram, mas não ele.
E uma das coisas que me fizeram me decepcionar com o governo do presidente Lula foi justamente esta ligação com Sarney. É sabido que para fazer uma boa gestão é necessário negociar, barganhar. Faz parte da democracia. Mas negociar tudo bem, agora coligar-se considero demais, tanto para um partido quanto para o outro. Reconheço a história do PMDB, sei que foi uma sigla importante durante o período mais negro da história do país. Só não se pode esquecer que tem coisas que não podem ser admitidas.
Eu sei que o Anarquismo é algo bem utópico, no entanto para mim é a única e a melhor maneira de governar, não existir governo e todos serem governo. O que é bem difícil já que faz parte do inconsciente de muita gente o famoso "jeitinho". Como não podemos mudar, devemos então entender como funciona a democracia e como ela deveria funcionar, em verdade sabe-se que na democracia as decisões também são do povo tanto direta como indiretamente. É que os governantes esqueceram disso e só lembram na época das eleições, quando dizem que farão tudo pelo povo, depois esquecem.
Mas voltando as novos ministros da presidenta Dilma e a gula de Sarney...
Desta forma, conhecendo o histórico do senhor José Sarney e sabendo como as coisas acontecem nas negociações para cargos (com destaque redobrado pois estes cargos não são simples secretarias, mas ministérios federais e gente que terá um poder enorme nas mãos) não me admira nada, mas nadinha de que Sarney queira mais.
No lugar da presidenta Dilma eu ficaria muito ligada, afinal não é nada improvável que ele queira a cadeira dela. Eu confiaria... desconfiando, como dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!