quarta-feira, dezembro 01, 2010

Manuel Padeiro invade o Parque da Baronesa

Acontce hoje a abertura do 2º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação no Parque da Baronesa, aqui em Pelotas. O evento vai até o dia 4 e apresentará curtas de ficção, curtas documentários, vídeos universitários, animações e videoclipes.

Todas as noites da mostra competitiva de hoje (1º) a 3/12 terá:
- Recepção com integrantes do Grupo Tholl
- Espaço-arte Manuel Padeiro, com esculturas do artista plástico Zezinho Santos
- Projeção de fotografias da realização do evento e vinhetas na parede do prédio da administração do Parque Museu da Baronesa
- Praça de alimentação do restaurante Fondo Blanco
- Loja do Festival com venda de artigos, camisetas e artesanato
- Fogueira em memória aos escravos
- Iluminação cênica aplicada no entorno do Parque Museu da Baronesa
- Massagem com massoterapeutas do Sítio Saracura durante as sessões para os espectadores
O festival ocorre a partir das 20h com apresentação do curta pelotense "Marcovaldo". Serão apresentados sete filmes concorrentes entre animações, documentários e ficção. Em caso de mau tempo o evento acontecerá no  auditório Dom Antônio Zattera (UCPEL), na Rua 3 de Maio esquina Rua Félix da Cunha. Amanhã pela manhã acontece o primeiro dia de coletivas com os diretores, das 10 às 12h. no Instituto de Artes e Design, a tarde acontece mostra paralela no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. À noite a programação continua com apresentação de capoeira e a exibição de mais oito filmes.
Na sexta-feira, dia 3, seguem as entrevistas coletivas das 10h às 12h, também no IAD, pela tarde tem mais mostra paralela no MALG e a noite a partir das 20h no Parque da Baronesa a abertura da mostra é com apresentação um esquete de dança com o Grupo Odara, em comemoração aos 10 anos do grupo; e segue com a exibição dos filmes concorrentes do festival.
No sábado, pela manhã, como nos outros dias acontece a coletiva com os diretores e à noite acontece a grande premiação,  no Auditório Dom Antônio Zattera (UCPEL), com transmissão ao vivo pela TV UCPEL e cobertura do programa TV Cine da TVE, com Domício Grillo. Confira a programação completa do festival pelo site http://www.festivalmanuelpadeiro.com.br/.

"Se tu estás te fazendo a pergunta, "quem é este tal de Manuel Padeiro"? O site também responde, reproduzo logo abaixo o texto explicativo que está lá no site:
De volta ao Casarão do Barão de 3 Cerros. No mundo tridimensional, tudo o que é matéria se constrói e perece. Das pirâmides aos corpos, da pedra ao pó. Porque o tempo é absoluto, o espaço, relativo. Apenas sobra, entre nomes e ruínas, o grande rio da história, que vaga até o mar da contemporaneidade.


Manuel Padeiro era escravo, oriundo da Costa do Ouro, África. Em Pelotas, liderou o movimento quilombola e tornou-se uma referência quando se fala em liberdade e igualdade racial. O Zumbi dos Pampas, agora, empresta seu nome a um outro processo de libertação. Um grito sem dor, sem chibata, sem saladeiros... Pois a arte não está aprisionada a monumentos... a arte pulsa, enquanto houver humanidade."


Agora pega tua cadeira e vai assistir a mostra que começa hoje e promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!