terça-feira, dezembro 21, 2010

D. Manuel o Bispo de Limoeiro

Defendo que o Estado deve ser laico, que devamos separar política de religião. O Brasil diz-se um país Laico. Está prevista na Constituição a liberdade de credo, no entanto, apenas ter o direito de professar sua religiosidade abertamente não garante a dita "laicidade". Para isto seriam necessárias muitas mudanças como a ausência de objetos religiosos em fóruns e órgãos públicos. Ou a presença de objetos de todas as religiões. Mas isto é assunto para outro post.
Embora não seja católica admiro algumas personalidades desta religião, como D. Hélder Câmara, Madre Tereza de Calcutá e outros. E agora passei a admirar, mesmo sem conhecer o D. Manuel, que é bispo de Limoeiro/CE. Mas, pra mim, claro, seu mais importante feito, além do trabalho  em defesa dos oprimidos, foi ter recusado a comenda D. Hélder Câmara e ter dito com todas as letras que:
 "A Comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho".
Quero lembrar que os deputados cearenses, todos os sete, votaram a favor do reajuste de 61% aos seus próprios salários. Admiro D. Manuel pela coerência, afinal de contas não compreendo e não concebo a possibilidade de defender os oprimidos e a um aumento como este, uma disparidade, uma afronta.
Defendo e admiro a coerência do religioso porque é uma coisa que não percebo em muitos políticos, salvo os do PSOL e alguns raras exceções em outros partidos.
Ficaria ainda mais feliz se todos os outros homenageados seguissem o exemplo do bispo e recusassem a dita comenda a fim de fazer pensar aqueles que deveriam nos representar. Será que estou sendo ingênua?
A D. Manuel dou meus parabéns pela atitude, se outras pessoas tivessem a mesma postura e capacidade de indignação diante das injustiças o mundo seria outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!