quarta-feira, outubro 14, 2009

Problemas de infraestrutura

Não vou criticar a belíssima cidade do Rio de Janeiro. Acho-a muito linda, apesar de não conhecê-la "pessoalmente". Pelo que vimos nas novelas ou em fotos de pacotes de agência de viagem a cidade é realmente irretocável. Eu tenho uma amiga que mora na cidade maravilhosa e diz que a coisa não é assim como aparece nos noticiário da televisão.
Por outro lado, a coisa não é assim tão azul com bolinhas cor-de-rosa. Afora a violência que ocorre em todas as cidades do país, principalmente nas grandes cidades, existem outros problemas como transporte, tráfico de drogas, problemas na saúde, entre outros. O "destransporte" nos últimos dias foi destaque nos noticiários, primeiro porque os trens pararam sem um motivo aparente, isso num dia, no outro também. Mas, aí depois, parece, foi por sabotagem, vandalismo ou outro nome qualquer. O fato é que com os trens parados a população carioca não teve como ir ao trabalho ou voltar pra casa, porque o número de ônibus disponíveis não chega a atender sequer metade do povo que precisa. Aconteceu muito tumulto, muito empurrão, gente entrando nos ônibus pela janela. Um horror!
Diante de tudo isto eu pergunto, com qual infraestrutura atenderemos os turistas e atletas que virão, na copa e na olimpíada? É claro que haverá adequações, sim, não há dúvidas. Mas o que me indigna é o fato de isto ser feito para "os que vem de fora", para quem não vive 365 dias do ano na cidade. Se o turista merece, porque os "filhos deste solo" não? Porque fazer para um evento e não admitir que existem muitos problemas, inclusive para que este próprio evento possa acontecer?
O Ministério Público entrou com uma liminar para que os problemas com o transporte ferroviário sejam resolvidos. Gostei muito da fala do lutador Vitor Belfort no programa Altas Horas, ele pontuou muito bem que para sediar uma olimpíada precisa-se muito mais do que boa vontade. O lutador disse que as questões de segurança são importantes e tem também saúde, educação, apoio ao esporte, citou o problema dos trens e perguntou como sediar um olimpíada assim? Tentei colocar a entrevista com a fala dele aqui, mas não está disponível no site do programa e também não encontrei em outros lugares na internet. Talvez o que Belfort disse tenha desagradado algumas pessoas, por outro lado é a mais pura, forte e real verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!