sexta-feira, outubro 23, 2009

"Declare seu amor"

Uma campanha inédita entre a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Ministério da Saúde ataca uma das doenças que mais assusta no mundo a Adis, que ao mesmo tempo é um tabu para a Igreja Católica. A campanha visa incentivar a testagem de HIV e a divulgação de informações sobre aids e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Com o slogam "Declare seu amor" a campanha irá contemplar inicialmente, em caráter experimental, cinco capitais do país, sendo elas Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, João Pessoa e Manaus. Para o ano que vem há expectativa de que a campanha comece em Belo Horizonte.
A ideia é utilizar os espaços de missas, reuniões e outros eventos católicos para divulgar as informações e incentivar as pessoas a procurarem o sistema único de saúde para realizar o teste de HIV. De acordo com a reportagem que li e as que assisti pela televisão, a Igreja decidiu reforçar seu papel na luta contra a Aids a partir do Seminário de Prevenção ao HIV, que foi promovido pela Pastoral da Aids da CNBB no ano passado. No entanto, outro tabu continua firme e forte, pois mesmo incentivando a testagem e divulgando informações sobre DSTs e Aids a Igreja mantém sua posição quanto ao não uso de preservativos para evitar o contágio do vírus HIV.
Considero importante a divulgação das informações e o incentivo a testagem, principalmente porque é gratuito e, como qualquer doença, o diagnóstico precoce é determinante para uma melhor qualidade de vida. Por outro lado, creio que é falho incentivar apenas que se faço o teste sem que se diga que é importante o uso de camisinha para a prevenção do contágio.
Aqui em Pelotas os teste de HIV são feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1418, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 min. Lá a pessoa que vai fazer o teste assiste a uma palestra de aconselhamento e faz o teste. Não é necessário jejum. Em caso de estar infectado recebe toda a orientação e é encaminhada para os serviços competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!