sexta-feira, setembro 29, 2006

Porque homossexualismo ainda não é visto com naturalidade?


Porque é que casais homossexuais na televisão chocam tanto? De onde vem a certeza que entre gays, que um casal gay, melhor dizendo, se trata de cara e entre lésbicas elas ficam se tocando e se beijando toda a hora? Ontem mais uma vez um autor de novela, sem a menor autonomia, colocou no ar um casal gay. Detalhe os namorados não se viam há dois meses e quando um diz ao outro que sentiu saudade, que sentiu falta do outro, o que está ouvindo fica meio sem graça, um pouco constrangido. O cara, pelo menos eu ouvi, pediu um beijo, mas o máximo de intimidade permitida entre homens é um abraço, nada amoroso, daqueles onde um pega o outro por debaixo do braço, sabem?, só faltou dar uns cascudos, para parecer mais masculino.
Vejam bem, não estou criticando a atuação dos atores, tampouco a construção das personagens de Manuel Carlos, embora haja muitas coisas com as quais discorde. Estou sim, criticando o fato da hipocrisia do povo não permitir que esse assunto seja tratado realmente com naturalidade. Qualquer casal de namorados - hetero ou homo – que fica duas semanas sem se ver quer é ficar junto, abraçado, se beijando, fazendo sexo ou amor – como o autor prefere. Mas o que se vê na televisão? Um chama o outro de CARA, sempre a cada frase, como se o cara não tivesse um nome, como se na intimidade do quarto deles não existisse a cumplicidade natural de duas pessoas que se amam e se chamam naturalmente por apelidos carinhosos.
Tratar o homossexualismo de forma natural, fazer com que os homens demonstrem carinho não é necessariamente fazer do tema uma caricatura. Não são apenas os travestis, que na opinião de muitas pessoas não passam de “BICHAS LOUCAS E ESCANDALOSAS”, que demonstram carinho e tesão. Gays sentem tesão por outros homens. Ficou chocado? Pois é, parece que ninguém sabe disso quando o tema já foi tantas vezes mal tratado pelas novelas e pela população. O preconceito com o tema começa quando o Edson Celulari, que é um galã (para a maioria das mulherzinhas que gostam dos bons moços), por ser um galã, um pai de família e representar um militar não pode ser um gay na novela das oito - nove. Quer dizer, milico não é gay, mas pode deixar a mulher e o filho para correr atrás de outra?
Um dos melhores papéis de homens gays no cinema foram representados por atores considerados até certo ponto galãs. Na minha opinião Antonio Banderas, em A Lei do Desejo, de Pedro Almodóvar; e Cuba Gooding Junior em Melhor é Impossível; fizeram muito bem o seu papel, sem caricaturas, com beijos (no caso do Banderas) e representação de relações sexuais muito verdadeiras.
Essa cultura machista e preconceituosa disfarçada de modernoza me dá é nojo. Porque enquanto a irmã e uma amiga do casal gay fala com naturalidade para um outro amigo do namorado do cara e o amigo recebe com muita naturalidade o fato, o casal está em casa a sós sem a menor naturalidade, sem intimidade e a maior parte da cena eles estão distantes pelo menos meio metro um do outro. Que espécie de não preconceito é este?
Fico imaginando a cláusula do contrato da novela:
Cláusula 35 – É permitida a presença de casal homossexual masculino nos capítulos da novela desde que:
Parágrafo 1 – Eles não demonstrem qualquer intimidade, não existirá beijo e os abraços serão tipo aqueles que os homens dão nos amigos depois das práticas de esportes em que apenas um tronco toca o outro.
Parágrafo 2 – Eles não terão apelido carinhosos.
Parágrafo 3 – Eles ficarão dois meses sem se ver e os presentes que um dará ao outro será camisas.
Parágrafo 4 – Eles poderão ter um gato como animal de estimação.
Parágrafo 5 – Eles só aparecerão juntos em um número xis de capítulos e isso quando a trama já estiver bem avançada.

O homossexualismo feminino é tratado com mais naturalidade porque? Porque mulheres costumam ir juntas ao banheiro e não têm vergonha de demonstrar carinho que têm ou porque na verdade muitos homens têm como fantasia sexual duas mulheres juntas?? Tá bem, foi forte, um pouco preconceituoso e generalizou, mas é só para que você que leu esse texto, e chegou até aqui pense como foram tratados os casos de lésbicas na televisão, como foram visto os selinhos dados por personalidades femininas em outras mulheres e como todos ficam chocados ao saber que o John Travolta beijou um cara ou que o Mion e o Cazé se beijaram no VMB. Qual é a diferença? Gays ou lésbicas não é homossexualismo? Não deve existir preconceito em nenhum dos casos, ambos devem ser tratados com respeito.

4 comentários:

  1. Hmmmm!
    Sabe, acho que novela é um troço idiota e a abordagem do assunto leva em conta sim o público... lembro da primeira vez em que vi um personagem de novela falando um palavrão, "porra" se não me engano, eu era guri e estavamos saindo da ditadura, censura e tals. As mudanças ocorrem mui vagarosamente... Esse lance de novela, para mim não conta.
    Quanto a fantasias, só para te deixar antenada, já conheci mais de uma mulher que tinha tesão em ver dois caras juntos e depois se juntar a eles, trocando em miudos, os caras se comiam e depois comiam ela...! Generalizações são perigosas! hehehe!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, eu coloquei o caso da fantasia masculina porque mulher geralmente esconde isso. hahaha Também não acho que novela conte muito.

    ResponderExcluir
  3. Mas como eles estão se propondo tratar do caso acho que têm que ignorar este negócio.
    Não tenho preconceito com fantasias de mulher, até tenho umas. hahahahaha
    Generalizar é muito perigoso sim, concordo!
    O negócio é deixar que as coisas aconteçam, devagar e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Perdão pela intromissão, mas é que gostei bastante do tema da discussão. Sempre me irritou essa "abordagem sutil" quanto a gays em novelas brasileiras. Antes não fossem feitos. Na novela passada, não colocaram no ar a cena do beijo homossexual, e quando fazem esses casais eles sempre são estereotipados. Quanto aos casais femininos também acho mal abordados, Selinho, em último capítulo de novela, então não coloca nada. A curiosidade pelo mundo Gay é tão grande, que os filmes realizados que abordam o tema, acabam despertam uma curiosidade imensa, mesmo quando não tão bem realizados. Não sei se todo mundo quer ver homossexuais se beijando na tv, mas quando eles estão na rua, todo mundo para pra ver. A humanidade é algo engraçado, e certos temas deveriam continuar do jeito que estavam.

    ps: achei o teu blog, através do blog do Jairo. Desculpe

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!