sexta-feira, setembro 08, 2006

"Quem é esta mulher?"

Algumas pessoas são tão especiais que suas simples existências transforma as coisas a sua volta. Um movimento mínimo que façam fazem uma onda que se propaga por todo o mundo. Zuzu Angel quis apenas mudar sua vida, na sua labuta diária ela talvez não tenha tido consciência, mas foi com esta intenção “egoísta” de mudar sua vida que ela ensinou ao filho Stuart a ter coragem e amor suficiente para lutar e querer mudar o mundo. Depois, numa luta, talvez também “egoísta”, numa luta contra a injustiça e a forma arbitrária como seu filho foi preso, torturado e morto ela mostrou ao mundo quão injusto era o sistema de governo no Brasil. Sua luta para velar e enterrar o filho assassinado acabou com sua morte que não foi explicada até hoje. Esta mulher, que o Chico Buarque pergunta tão poeticamente “quem é?”, denunciou ao mundo o que ocorria aqui.
E quantas famílias vendo aquela lutadora solitária não choraram também seus mortos? Quanta e quantas mães, pais, irmãs, mulheres e filhos não tiveram sua esperança de justiça ao ver Zuzu levantar sua voz e direcionar suas agulhas contra a injustiça que tantos estavam sofrendo?

É inconcebível que as pessoas não se revoltem ao saber das atrocidades que ocorriam nas prisões militares. Os desaparecidos políticos, os mortos não podem ser esquecidos para que nunca mais algo se quer parecido volte a ocorrer. O pior é que pessoas despreparadas e corruptas estão nas mais altas esferas do poder e isso faz com que coisas como esta seja uma ameaça. O coronelismo existe em alguns lugares do nosso Brasil até hoje, tanto que uma juíza, mesmo sem ter este poder censurou um jornal em Goiás e apreendeu os exemplares do mesmo. A dita cuja, Juíza ELEITORAL de Goiás, senhoura Elizabeth Maria de Silva tomou tão decisão deferindo a ação movida pelo candidato ao senado Marconi Perillo do PSDB/GO.
É por isso que a HISTÓRIA é tão importante. Não podemos esquecer!

PS.: Assistam ao filme e leiam, leiam muito a respeito da nossa história.

2 comentários:

  1. E o lula diz que devemos pagar nossa dívida moral com a África.
    E a nossa dívida moral com nós mesmos?!
    Esqueceram, neste governo, deste flagelo brasileiro, JUSTO NESTE GOVERNO. Estes que aí estão, que abrem cotas (racistamente) raciais, este governo populista que dá o de comer sem ensinar a pescar...!
    Este governo de ex-comunistas, ex-socialistas, ex-humanistas... Este governo de neo-liberalistas moderados de centro esquerda mediana!
    Este...
    Este!
    E não ouvi qualquer posicionamento contundente ante à nossa dívida histórica com os milhares de mortos assassinados durante os anos de chumbo!

    ResponderExcluir
  2. hmm... otimo... recomendo ler o livro "The Nigth" cujo autor não consigo lembrar.... fala sobre os campos de concentração nazistas... e sobre como não devemos esqueçer... fala muito bem da importancia da historia...


    otimo texto....


    "WE MUST NOT FORGET..."

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!