quinta-feira, setembro 28, 2006

Cárcere privado, liberdade sem cuidados

Cárcere privado num local com espaço reduzidíssimo e em condições subumanas é muito ruim. Porque isso impede as pessoas de crescer e fere a constituição. É um horror saber que um pai ou uma mãe mantém os filhos presos sem direito a escola, sem poder sair à rua brincar, ter amigos ou vida social. Para um pai e uma mãe isso é uma faca de dois gumes já que em muitas situações, principalmente na pobreza, os filhos estando na rua estão expostos há uma gama de perigos e violências.
Óbvio que não se pode deixar que coisas como esta aconteçam, mas por outro lado não se pode permitir o que acontece em muitas vilas e bairros pobres, as mães e os pais sem trabalhar e os filhos soltos pelas ruas expostos aos perigos do trânsito, das doenças (por causa da falta de cuidados), as drogas e ao tráfico, a todo o tipo de violência e de assédio que uma criança pode sofrer e ficar tentada a aceitar, já que vive na miséria e não teve uma formação moral e nem estrutura familiar que lhe desse uma boa base para enfrentar as dificuldades do mundo.
Prender os filhos em casa e impedi-los de conhecer o mundo não é menos cruel, mas foi a maneira que um homem leigo e talvez sem a capacidade de perceber o mal que estava fazendo encontrou de proteger as filhas. Devemos nos lembrar que Caxias é uma das campeãs de violência no nosso Estado. A condição de vida daquela família é bem crítica, o bairro e a casa são pobres. Não estou defendendo a atitude, só não quero deixar de considerar que a intenção era a de proteger. Quantas vezes um pai e uma mãe não erram tentando acertar? Há que se investigar se as meninas não sofriam abusos sexuais e maus tratos, é claro.
Mas também acho necessário saber porque que as famílias que recebem bolsa escola e têm seus filhos soltos pela rua, sem estudo, sem cuidado não perdem o pátrio poder? Como é que uma mãe de 15 filhos que tem uma casa sem a menor condição de higiene com vários filhos fora da escola, alguns doentes graves não perde o direito sobre os filhos? Não perde porque? Porque os filhos não estão presos? Não é muito pior ver e saber que estas crianças estão envolvidas com drogas, estão pedindo nas ruas (teoricamente sem precisar, já que tem o bolsa família e casa), estão expostas a uma série de perigos, ao contrário do que ocorreria se estivessem em casa junto dos pais, ou talvez até com eles trabalhando?
Não, nem oito nem oitenta. O meio termo, o certo é que deve ser feito. No entanto o que vejo na maioria das vezes são dois pesos e duas medidas. Para que o Juizado de menores faça algo é preciso uma denúncia, mas vendo as crianças nas ruas, com fome e sujas já não é denúncia suficiente?
Ah! Eu estou mesmo é muito cansada destas coisas. Agora domingo nós vamos votar, vamos eleger os nossos representantes, mas não tenho muita esperança, aliás, tenho praticamente nenhuma.
O que foi feito efetivamente até agora? O que nós vamos fazer já que estamos vendo tudo isso o dia todo?
Eu li outro dia num lugar que “calar é omitir-se e compactuar”. Eu estou denunciando. Peço que o Juizado faça visitas sistemáticas aos bairros e vilas de Pelotas, que recolha as crianças que andam de pés descalços e nariz “ranhento” nas ruas da cidade, investiguem quem são seus pais e mães e o que fazem e porque permitem que seus filhos estejam naquele estado soltos por aí. Sugiro também que recolham os benefícios e a graninha que estas famílias recebem para manter seus filhos na escola e ajudar nos cuidados, já que não estão usando esse dinheiro para isso.

Um comentário:

  1. O mais 'interessante" foi que encaminharam as gurias para a casa de custódia, quando mudamos o nome para FEBEM, é de gelar o sangue... Pois aqui no brasil, mudamos os nomes, mas nem sempre a filosofia e o método de abordagem!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!