quinta-feira, setembro 14, 2006

Direitos Humanos

Não vejo tudo quanto gostaria de ver e o pouco que vejo não me agrada muito. Não porque não existam belezas na natureza, mas sim porque o homem se acha muito melhor que qualquer outra coisa neste mundo. Alguns chegam a se achar melhor que outros homens. Nesta faixa de megalômanos que SE ACHAM estão alguns candidatos. Tem um que concorre a deputado federal pelo Rio Grande do Sul que é absurdo as coisas que diz. Seu discurso é de que na Câmara Federal irá defender os Direitos Humanos “para você e a sua família”. Conforme seus argumentos bandidos não devem ter direitos. Ontem mesmo, no horário eleitoral (não tô conseguindo evitar e tenho visto vários dias), ele citou o caso de um deficiente físico que foi espancado quase até a morte. Depois de contar a história a criatura perguntou: “cadê os direitos humanos?”.
Eu respondo. Cidadãos que são agredidos, assassinados, estuprados, precisam de JUSTIÇA e não de Direitos Humanos. As ONG’s que representam este movimento em defesa das pessoas que tem seu direito violado partem do princípio básico e óbvio de que TODOS OS SERES HUMANOS têm esse direito. Geralmente acolhem denúncias em instituições públicas onde os cidadãos estão sobre a guarda do Estado.
Os detentos, menores infratores, órfãos e outras tantas minorias apenas fazem valer o respeito que merecem. Embora tenham cometido um ato ilícito e criminoso, muitas vezes com requintes de crueldade e extremamente desumano, não podemos tratá-los como coisas ou estaríamos incorrendo no mesmo erro deles e passando por cima do julgamento e das leis criadas por nós mesmos. Os trabalhadores devem ser tratados conforme a Declaração dos Direitos do Homem, com respeito a sua condição humana, portanto não pode ser escravizado, por exemplo. Mas pra estas pessoas que estão mais interessadas no seu BEM isso é irrelevante, o importante mesmo é o discurso bonito com rimas para impressionar os eleitores.

2 comentários:

  1. Maninha, adorei o texto. Ele condessou grande parte do pensamento que comigo carrego como acadêmico de direito. Pessoas como este "candidato" não sabem o que é a lei, que posteriomente irão fazer. A pena a qual um condenado é sujeito não é meramente punitiva, ela é também, e principalmente, reeducativa.

    E a questão, tão desafortunadamente e sem conhecimento de causa, elecadas por pessoas ditas consciente, que fariam um belo papel num "programa do Ratinho" que questionam que direito humanos só existem para os bandidos. Grande baboseira de quem nunca se propos a digtar no google "declaração dos direitos humanos" e ler os poucos mais de 30 artigos que ela contém -para alguns ler é muito difícil- e ver que não há distinção de qualquer espécie feita entre seres humanos, seja eles habitantes do istema carcerário ou não. Verão que há algumas especificidades quando a quem comente crime, mas esta responde penalmente, não perdendo jamais o seu direito integridade física, que quem tem um mínimo de conhecimento sobre o que acontece numa prisão é passado por cima, inclusive por quem detém o poder legítimo do estado. Ou seja, o fato de se estar pagando a sociedade pelo crime comentido não retire em momento algum a humanidade do indivíduo. E mesmo numa leitura Roussoneana, não poderíamos usar de violência extrema pela quebra do contrato social já que estes mesmo direitos presentes na "Declaração de Direito humanos" também estão expressos em nossa Carta Magna, lei maior do Estado brasileiro, que provavelmente o digníssimo candidato a deputado jamais leu. E pessoas deste mesmo quilate (e não morde) está na esfera federal legislando as leis para as quais aparecerá um outro babaca, ignorante e estúpido pra inventer o "descumprir"...

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. São momentos de insegurança como este pelo qual passa o Brasil, momentos de insegurança econômica e social, que criaram Hitler e Mussolini... há de se ter cuidado!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!