terça-feira, outubro 23, 2007

Imagens sacras

Eu sempre digo que toda a religião é boa se ela eleva o homem e o leva a fazer o bem. O Brasil é um país que possui uma grande diversidade religiosa. As pessoas costumam freqüentar mais de um tipo de culto. É comum que se vá as missas católicas e a cultos afros, principlamente na Bahia, por exemplo. E estas misturas não representam problemas, pelo contrário demonstra o quanto as diversas formas de religiosidade podem ser incorporados pelos brasileiros. A história é rica em guerras travadas em nome da religião, cada qual "querendo" ser a verdadeira e a única voz de Deus.


Eu não sou católica, não freqüento missas, mas sou cristã. Acredito nos ensinamentos que Jesus Cristo trouxe ao mundo. Respeito os Santos da igreja e os dogmas, embora não concorde com eles. Assim como respeito a fé dos evangélicos com suas orações exaltadas e suas canções golpel. Admiro muito os cultos africanos, seus pontos e suas tradições. Mas n~eo é possívle respeitar homens, que investidos de um poder que não lhes foi dada, pastores da igreja universal queimem imagens sacras - ou chute - como ocorreu a tempos atrás. É inadmissível que eles se achem os donos da verdade, os sumos sacerdotes de Deus na terra.


Enquanto algumas religiões seguem o novo testamento e outros o velho, há quem siga o Al Corão e o evangelho segundo o espiritismo. Para cada seguidor aquelas são as palavras do seu Deus. Não adorar imagens é mandamento de uma biblia "dar a outra face" e "olho por olho dente por dente" de outra. Cabe aos fiéis interpretar as palavras e aplicá-las a sua vida.


Quando criticamos o outro partimos do que conhecemos e no geral o que desconhecemos tratamos como algo ruim. Agora pergunto que mal há em fazer uma prece em frente a uma imagem? É uma representação, assim como a rosa ou a fita utilizada na igreja universal, é como levar a carteira de trabalho para o pastor abençoar ou rezar em voz alta com as mãos acima da cabeça. São rituais distintos para uma comunicação com Deus, e ninguém pode dizer qual delas é a certa, porque todas elas o são.
Porque queimar uma imagem? Aquelas duas imagens destruídas em São Borja tem valor histórico e artístico e foram queimadas pela arrogância de um homem que se valeu do desespero de uma mulher para salvar a vida do seu marido, prometendo a ela algo que não teinha como cumprir.
Antes de mais nada os padres e pastores devem ter pelos fiéis o mesmo respeito que os crentes devotam a eles. E esta intolerância pelas diferenças se propaga para outros movimentos, para outras esferas sociais.

Um comentário:

  1. Bom, eu sou catolico graças a Deus, não tenho nada contra outras religiões, apesar de ter a certeza de que a universal do reino de deus nao e uma religiao, mas sim uma empresa criada pro alguem que se auto denomina bispo (Edir Macedo), que tem em sua vida varias denuncias e processos, mas como no brasil tudo se resolve com dinheiro.., agora esta querendo se tornar potencia na area televisiva com a rede record, e logo vai ser politico.. Que Deus nos ajude e nos proteja deste mal.

    Silvio

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!