segunda-feira, novembro 29, 2010

Violência no Rio de Janeiro

Todos tem uma opinião a respeito do que está se passando no Rio de Janeiro, uns chamam de guerra outros de terrorismo. Alguns defendem que a polícia deve matar todos os envolvidos, outros acreditam que prender os suspeitos seja o caminho certo e por aí vai. Eu não posso dizer nada a respeito, pois nunca fui ao Rio de Janeiro, nunca estive na cidade maravilhosa, sei o que vejo na televisão e o que me contam os amigos que moram lá ou estiveram por lá. As pessoas dizem que há perigo, mas onde, hoje em dia, não há perigo?
Claro que de todas as noticias que temos tido nos últimos tempos as das últimas semanas são as mais alarmantes e preocupantes. Não quero parecer injusta ou cruel, mas me parece que a preocupação aumentou mesmo quando o crime passou a acontecer de forma pesada no asfalto, como diz o pessoal que mora nas favelas. As pessoas que vivem nos morros e passam pela dificuldade de ter como vizinhos os traficantes e vivem sob o constante medo de que um grupo rival ou milícia invada a favela e comece uma disputa entre facções, continuam sendo as mais prejudicadas. E se as coisas não tivessem acontecido desta  forma, é bem provável que continuassem tentando dominar seu medo para levar suas vidas sem que ninguém olhasse para eles.
De tudo que li e ouvi falar sobre estes tristes dias no Rio pouco se falou em soluções, em atitudes para melhorar. A única unanimidade é que faltam políticas públicas efetivas que mudem a vida destas pessoas. Eles não querem caridade, aliás, não há porque caridade, pois são cidadãos com tanto valor quanto qualquer outro no país, precisam e merecem respeito.
A pergunta que me faço é: a polícia entrou nos morros, colocou os bandidos pra correr, descobriu bocas e laboratórios de refino de droga, encontrou muita droga, prendeu, depois de tudo isto o que irá acontecer? Qual será o próximo passo para que a vida destas pessoas realmente mudem?
Eu não tenho uma opinião sobre o que acontece no Rio de Janeiro, só acho que não é uma guerra o que acontece lá. Também acho que não é terrorismo é criminalidade. Sei que acontecem tiroteios, balas perdidas e outras coisas, mas creio que o Rio não seja a cidade do crime. Espero que a partir de agora ocorram políticas públicas mais eficazes e não apenas paliativos. E creio que o começo é pela educação de qualidade para todos.

Um comentário:

  1. Lá vem o revoltado!!!
    Pois é Daniele, para uma pessoa que não tem opinião até que tu opinou bastante não é?
    hahahaha
    O problema é o seguinte: alguém sequer explicou por que isso está acontecendo, quer dizer, de uma hora pra outra os governantes passaram a se preocupar com a população?. E a polícia, nem se fala, viraram padrão de confiabilidade. Pra mim nessa sopa tem caroço, o que há por trás de todo esse esquadrão da bondade? Quem não está sendo pago ou se sentiu traído?
    Tudo isso seria por causa de uma tal Copa do Mundo? Copa do Mundo de um país que não passa fome e nem vê pessoas morrendo na fila do SUS.
    E a pergunta que eu faço a todos que me falam do que está acontecendo:
    "- E a volta, quem vai segurar o rojão quando a polícia for embora, até porque muitos dos tais policiais estão envolvidos com o tráfico também.
    E aí que te pergunto:
    - E a volta???

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!