quarta-feira, novembro 03, 2010

"Deus castiga!"

Não se pode dizer que é providência divina, na verdade, talvez o dito que mais se adecue a estes fatos que irei relatar seja, "quem procura acha". Mas "Deus castiga" tem uma força maior, e está sempre na boca do povo quando queremos alertar alguém que está prestes a fazer algo de errado. Dois ladrões (ou seriam assaltantes?) em casos diferentes, acabaram morrendo em consequência dos seus atos ilícitos.
O primeiro caso ocorreu em Caxias do Sul o ladrão já havia preparado uma grande quantidade de produtos agrícolas, quando ficou preso numa câmara frigorífica e acabou morrendo. Haviam duas câmaras frias, uma desligada e a outra aonde estavam armazenadas maçãs e na qual foi encontrado o corpo de "Bruxo". Há suspeitas de que mais pessoas estejam envolvidas na tentativa de roubo.
O segundo caso, aconteceu em Porto Alegre na subestação da CEEE, que abastece o sambódromo. A morte foi em decorrência de uma descarga elétrica. O objetivo era roubar os fios de cobre. O ladrão foi encontrado  na manhã de hoje, por funcionários que foram fazer uma vistoria. A suspeita é de que a morte tenha ocorrido ontem a tarde, no momento em que faltou luz.
Ambos os casos acabaram tocando algumas pessoas, outras dizem, bem feito encontraram o que procuravam. O fato é que  além de arriscar-se praticando atos ilegais, os dois rapazes agiram de forma imprudente atuando em locais perigosos e, porque não dizer, fatais?
Durante o tempo que trabalhei na Coprel participava de palestras junto com um dos meus chefes, o querido Júlio Hentges. Foi durante as pesquisas para organizar as apresentações e nas próprias conversas com colegas que descobri que a maior parte dos acidentes fatais com eletricidade acontecem na "baixa tensão". Em outras palavras, a grande parte das mortes por "eletrocução" ocorrem nas redes de 220V, ou seja dentro de  casa. E porque? Porque para mexer na alta tensão os trabalhadores utilizam equipamentos de proteção, todos devidamente preparados para não passar corrente. Já em casa, não há tanto cuidado, algumas pessoas fazem reparos sem desligar a eletricidade. Entre outras coisas.
Imprudência, maldade, criminalidade... Não faz coisa errada meu filho, porque "Deus castiga" e abre teu olho, porque "quem procura... acha"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!