quarta-feira, dezembro 17, 2008

O beijo de Bush

Um beijo de despedida nem sempre é doce, principalmente quando a despedida é conturbada e a relação foi ainda mais conturbada. É o caso da bitoca de Bush no Iraque. Acabou tendo que mostrar agilidade ao desviar-se de dois sapatos número 42. E disse não sentir-se ofendido ao ser chamado de cachorro.
Embora ele não tenha se ofendido o ato em si, demonstra o desagrado de parte do povo com a política dos Estados Unidos para com o Iraque. O insulto do jornalista Muntadhar al-Zeidi pode ser considerado um problema diplomático. Só não entendo porque a invasão do Golfo, do Iraque, do Afeganistão pelos Estados Unidos não é.
Agora o reporter está preso, alguns dizem que ele está com o braço e algumas costelas quebradas. Mas talvez isso seja só especulação, afinal os militares americanos são muito bons, não torturam prisioneiros dentro das dependências do exército e nem batem neles, pelo contrário os tratam muito bem. Ah! Perdoem-me, o jornalista está sob investigação do exército iraquiano. Bem, sendo assim a coisa muda de figura, como sabemos lá é muito problemático, tanto que os Estados Unidos mandaram tropas para "libertar o povo" e punir o ditador.
Ironias à parte, acho que temos que respeitar os visitantes, é o que manda a boa educação. Agora o visitante também tem que se dar o respeito e respeitar seus anfitriões. Onde já se viu ir até o país invadido por suas tropas e ficar de gracinhas frente as câmeras de televisão? Além do quê, beijo não é uma boa referência e até em dicionários de sonhos tem a interpretação da traição, pelo beijo de Judas em Jesus, talvez. E também tem o beijo da máfia, que pelo que sei é o sinal de que o "vivente" está prestes a virar "morrente". Ou como diria um parente meu "deu pra bolinha dele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!