quarta-feira, dezembro 10, 2008

Atendimento ao consumidor

Uma nova lei obriga as empresas a atenderem os consumidores com atendentes em seu SAC ao invés das insuportáveis gravações que dizem os números que devem ser teclados de acordo com o serviço que se pretende. A lei tem um bom objetivo. Mas ser atendido por máquinas é tão bizarro quanto ouvir um "alô, pois não em que posso servir" das atendentes de telemarketing que também parecem máquinas, pois apenas repetem inúmeras vezes a mesma lenga-lenga. Elas não tem poder de resolver nada, não há autonomia delas.
Mas nós vivemos num país em que o dia do consumidor é dividido com o dia do palhaço, enfim... qualquer semelhança entre um e outro é mera coincidência.
Enquanto o governo quer punir as empresas que não prestam um bom serviço de atendimento ao consumidor, ele próprio peca no mesmo caso. As linhas de 0800 do governo são um caos, sempre ocupadas, dificuldade em atendimento, entre outros inúmeros problemas. A vantagem é que ainda não se paga a ligação, coisa que acontece em algumas empresas, como alguns bancos privados, onde a linha de atendimento ao cliente é um 0300 ou 0400.

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