terça-feira, janeiro 25, 2011

O trânsito

Não estou desviando do assunto que tanto tem me ocupado, comovido e balançado nas últimas semanas para escrever sobre um assunto que considero importante e é pauta em praticamente todas as cidades. Na verdade fui deixando e deixando pra lá. O motivo de eu escrever é, ao mesmo tempo, os problemas estruturais de trânsito e irresponsabilidade dos motoristas. Não queria escrever, mas não aguento saber que as coisas são discutidas de forma distorcida.
Antes da rótula da avenida Ferreira Vianna (que dá acesso as charqueadas e praia do Laranjal) com avenida São Francisco de Paula ficar pronta  e a duplicação ser liberada, meu pai disse que o canteiro era muito grande e seria o motivo de acidentes. De fato a rótula é bem grande e para quem desconhece a mudança pode se tornar um problema. Pensei que se a sinalização fosse observada e a velocidade respeitada não haveria maiores problemas.
Logo em seguida da liberação soube de um acidente ocorrido na madrugada de sexta para sábado, justo ali, naquele lugar. Concordo que as dimensões da rótula parecem exageradas, no entanto, não posso concordar que a Secretaria Municipal de Trânsito seja culpada sozinha. O acidentado foi salvo pelo airbag do carro importado que dirigia, mas estava sem cinto, em alta velocidade e havia ingerido bebida alcoolica. Certamente para os pais deste jovem a culpa seja somente da má realização de uma obra municipal, que realmente naquele local como em outros tantos pontos da cidade deixa a desejar. No entanto, observando do lado de fora, sem protecionismo, não se pode ignorar a irresponsabilidade do condutor. Para a sorte deste motorista os prejuízos foram apenas materiais. Ele não feriu ninguém. Mas poderia.
Eu não dirijo, não tenho carteira, não tenho carro e transito pelas ruas de carona e a pé. Acompanho a luta de amigos ciclistas que solicitam mais ciclo faixas e apóio as iniciativas tanto para a melhoria do trânsito quanto pela preservação do meio ambiente. Talvez algumas pessoas digam que se não conduzo veículos, não posso opinar quanto a sinalização e as condições estruturais deste. Respondo logo, tenho olhos para ver que algumas coisas funcionariam muito melhor se fossem de outra forma. Por exemplo, o trevo do Big, na Juscelino com Bento Gonçalves, ali deveria existir uma rótula e não aquela coisa que tem ali. Já foram feitas, que eu me lembre duas mudanças no local e continua ruim. Os carros que vem pelo prolongamento da avenida, do bairro, tem que fazer uma super volta se precisar entrar na Juscelino, a menos que façam um gato (o que é comum). O pedestre que desce a rua precisa cuidar os carros que dobram da Bento para a Juscelino e mais os "gateiros". Noutras ruas o estacionamento paralelo não permite que quem está atravessando a rua - a pé ou de carro- enxergue os veículos que transitam. Há buracos, falta sinalização.
Falta fiscalização para que a legislação, como a lei Seca, se cumpram. E falta consciência da população, pois todos nós fazemos o trânsito das cidades o inferno que é. Com uma ajudinha das secretarias que algumas vezes ao invés de melhorar atrapalham. Pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores, taxistas, motoristas de ônibus, charreteiros, cada um de nós tem sua parcela de participação, para que o trânsito na nossa cidade flua ou se torne um caos. Como pedestre vamos começar a atravessar na faixa ou aonde tem semáforo. Como motorista vamos respeitar a sinalização. Motociclista não esqueça que também é um veículo e está sujeito as leis. Enfim...

Um comentário:

  1. Oi Danieli vim agradecer a visita e conhecer vc!
    Temos algo em comum gostamos dos mesmos filmes.
    E assim como vc, ando por conta com politicos,policia, e com um bando de gente sem compaixão!
    bj @@

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!