quarta-feira, janeiro 26, 2011

Little Rock nine - 4 de setembro de 1957

Recebi um email com "45 fotografias históricas". Junto a cada foto veio a data e o momento histórico. Esta aí ao lado, é do dia 4 de setembro de  1957, em Little Rock, Arkansas, exatamente 20 anos antes de eu nascer. A moça da imagem é Elisabeth Eckford que foi acossada ao ir a escola, depois que a corte decretou o fim da segregação racial na educação.  Quando vi a data da fotografia não pude deixar de exclamar: "eu sabia! Algo de importante contra o preconceito tinha que ter acontecido no dia do meu aniversário!". Deve ser a energia desta data, com destaque para a coragem da moça que enfrentou as agressões, a força dos negros que lutaram (e ainda lutam) para vencer a segregação racial e alguns episódios da vida passada (descobertos por acaso) que me dão esta revolta que não me deixa aceitar que este tipo de coisa ainda ocorra. Não é porque alguns dizem que isto não existe, que é normal que devemos aceitar. Hipocrisia é um veneno que só faz atrapalhar. O preconceito é um mal e devemos lutar contra. Quando se clama por leis, não se busca apenas proteção, antes disso se busca o RESPEITO. Não podemos perder a capacidade de nos indignar diante das injustiças, ao contrário do que possam dizer ou parecer, ELAS NÃO SÃO NORMAIS!

Um comentário:

  1. olá!sem necessario falar desse horror:preconceito e discriminação. O mundo evpluiu devagar:a evoluçao nao dá saltos,dizia...darwin"está ceto! o humano se agarrar ainda ao seu primitivismo de grupo,vendo no outro seu inimigo.A crença na superioridade cria os horrores do ódio racilde genero,religiaoetc...temos uma mente ainda tribal ainda que no seculo 21! Mudanças acontecem e vao continuar mesmo contra os reacionários qu nao aceitam as diferenças e saibam respeta-la. Ter consciencia e lutar faz parte das mentes mais evoluídas.Melhora o mundo nao é fácil.mas é uma boa luta!abraçao.adorei seu blog(te conhecendo pela LOLA...)

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!