quinta-feira, janeiro 20, 2011

As palavras são sujas e as mãos invadem desrespeitando totalmente

Existem situações na vida de uma mulher que... por mais que o homem se coloque, ou mesmo passe por algo semelhante, jamais saberá como aquilo nos atinge. Primeiro, não saberá porque, por mais "descaradas"* que algumas mulheres estejam sendo hoje em dia, a abordagem que elas fazem é totalmente diferente da maneira como um homem faria. E quando acontece o incômodo se dá mais pela audácia da mulher e por ela se colocar diante dele como igual do que propriamente por alguma palavra ou atitude feminina.
Para nós mulheres, as maneiras e abordagens causam sentimentos e sensações diversas não porque somos confusas, como muitos apregoam. Tem a velha história de quando se está com baixa estima deve-se passar por uma obra e aproveitar os "elogios". Elogios? Homens jamais compreenderão porque em algumas situações aquela palavra pode salvar teu dia e noutro ser a gota d'água que faltava para transbordar os hormônios e nossa sensação de "não sou nada" se apossar de vez do nosso pensamento.
Não é o olhar para o nosso corpo que nos constrange, mas a forma. Não é o fato de o homem ser um trabalhador braçal que torna o elogio uma grosseria, mas o que se diz, como e com que intenção. Alguns fazem questão de dizer coisas para mostrar o quanto são ousados, como são "os bons"!
Depois de ler este texto da Lola, que pede que passemos a tornar "TORNAR GROSSERIAS NA RUA INACEITÁVEIS" fiquei pensando, embora ouvir certas coisas nos dá uma sensação de sujeira, tem atitudes que nos desrespeitam ainda mais.
Ontem mesmo na aula de dança a professora comentava uma situação pela qual, se não passamos conhecemos uma amiga que já sofreu este tipo de abuso. Ela falava que durante sua caminhada estava indo pela calçada e vinham atrás dela três caras de bicicleta e a colocaram literalmente contra a parede. Num primeiro momento, explicou ela, pensou que fossem lhe assaltar, pois cercaram-na. Foi quando um deles enfiou a mão na bunda dela e saiu gargalhando pela rua.
Depois disso seguiram os comentários das colegas, cada uma contando uma situação diferente e um local diferente, mas todas elas repetindo a mesma sensação do quanto ficamos vulneráveis numa situação destas, da raiva que dá, da vergonha de outros olhando aquilo, da impotência que sentimos por não saber como reagir ao abuso. Outra amiga falou que certa vez a criatura lhe deu um tapa tão forte na nádega que sentia dor ao caminhar. Uma prima comentou ter sido vítima da situação quando estava grávida. E por aí vai...
È uma questão de respeito! No blog da Lola li alguns comentários de homens dizendo que queremos abolir a cantada, mas não é nada disso. Elogiar uma mulher não é dizer (como também já ouvi relatos) numa festa ou na rua que "está de pau duro"! Será que quem diz isso percebe o quanto uma mulher se sente humilhada ouvindo isto? "Ah! Mais tô dizendo que ela é atraente, é gostosa!".
Não amigo, não esta dizendo nada disso!! Está dizendo tu só serve pra transar, te vejo apenas como um objeto sexual, nada mais.
Como reagir a uma grosseria? Responder ao cara e ficar a mercê de sua reação? Ficar quieta e engolir as palavras a seco tentando não pensar mais no assunto até passar por outro que te diga coisa parecida? Se não sabemos reagir as palavras como poderemos reagir quando um cara passa por ti e invade teu corpo deste jeito?
Uma conhecida reagiu ao assédio, correu atrás do homem que estava de bicicleta e o derrubou. Detalhe, o homem já tinha cabelos brancos!
Óbvio que a reação não é responder com mais grosserias ou com agressões, até porque sabe-se-lá o que um sujeito destes não é capaz! Mas é manter a indignação ao saber de coisas assim, é exigir respeito, é não esquecer que abusos como estes não são normais. É lembrar sempre de que não somos nós que devemos mudar, mas os homens que fazem este tipo de coisa é que devem.

*Descaradas são as mulheres que assumem seus gostos e sua independência, admitem gostar de sexo e fazê-lo sem "compromisso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!