quinta-feira, julho 29, 2010

Vilões na ficção, vilões na vida real

Nas histórias em quadrinhos, desenhos animados, livros ou filmes são os vilões que acabam dando "cor" a estória. Não haveria porque o morcegão sair por aí voando com sua capa se um vilão não estivesse ameaçando a segurança da sua cidade. O objetivo do herói é impedir que os bandidos consigam roubar, obter o poder ou dominar o mundo. O vilão por outro lado quer destruir o herói, possuir tanto dinheiro quanto puder, ter poder absoluto sobre o mundo e gargalhar do alto da sua cobertura observando a cidade toda sobre seu domínio.
Eu gosto de animações e histórias de super heróis, mas meu gosto é meio peculiar. Prefiro aqueles heróis que lutam ao lado dos fracos e oprimidos, como o Zorro. Apesar de saber que Dom Diego é rico e abastado. Prefiro aqueles que não se escondem nas sombras.
Meu personagem em quadrinhos favorito é o incrível Hulk, ele é um cientista que quando fica bravo acaba colorido de verde, vira um gigante e suas roupas rasgam. Obtém uma força absurda e vários poderes quase inimagináveis. Parece meio irracional, mas não é não. Os fãs de HQ que não me execrem se falei alguma besteira, mas o meu Hulk é o da série. Adorava o pianinho do final, que segundo o Anderson era chato, mas gostava. Para mim seu nome sempre será David, Bruce é o batman.
As histórias povoam a mente das crianças, ainda hoje é assim. É claro que para alguns deve ser difícil entender porque o mocinho faz tudo certo e às vezes deixa escapar o bandido. Devem seduzi-los os vilões, poderosos, inescrupulosos e sempre ricos. Não posso fazer uma análise psicológica dos casos do coringa irlandês ou do darth vader que assalta bancos. Mas tendo sido inspirados por vilões não poderiam deixar de fazer maldades. Os defensores da palmada diriam que foi o que lhes faltou na infância. Os contrários dirão que os vilões devem ter apanhado muito e tem traumas.
A polêmica segue...
O coringa irlandês ateou fogo a sua antiga escola. Em seu julgamento argumentou que fez isso por causa dos "maus tratos" sofrido pelos alunos.

Fonte: Nerdices, Superinteressante

2 comentários:

  1. Particularmente, eu acredito que as histórias de heróis revelem o seguinte: O que buscamos e o que somos.

    Digo isso porque. Todo herói é perfeito. É bonito, normalmente tem dinheiro (tirando o jornalista pé rapado do homem aranha), é um exemplo de virtude e come (pode dizer isso aqui?) a gostosa. Todo herói costuma ter pouco dilema na vida, que costuma ser "conto pra fulana que sou super herói, mas e aí ela vai gemer pra mim ou pro super que sou?" O Batman é um ricasso solitário que sonha com morcego e adotou um rapazinho. O Homem-Aranha é um jornalista pé rapado que aproveita o fato de ser super-herói pra descolar uma grana. O capitão américa é uma experiência de um super soldado. A mulher maravilha não conheço a história dela, sei que era uma heróina gostosa. E o... Bom, não sei se tem mais alguém. Mas normalmente são ricos o único dilema é contar pra gostosa e ter perdido os pais de um forma trágica.

    Eu particularmente gosto dos bandidos, tem mais tempero. São sempre uns fudido (pode escrever isso também?) sem grana, são feios e passaram a vida se ralando e às vezes trabalhando pro mocinho da história. O que eles buscam? Prestígio, dinheiro e comer a gostosa... rsrsrs

    Olha o Pinguim, era feio, narigudo, abandonado pela família por ser feio. O charada era funcionário do Batman que teve orçamento cortado para as suas pesquisas. O Coringa, não lembro, mas jogaram ele num balde e ele ficou com um sorriso largo.

    E o Batman só perdeu os pais num assalto e se acha o dono de Gotan. Garanto que a mãe dele andava cheia de ouro se aparacendo pra todo mundo.

    Hmmm, me perdi na minha tese...

    Tá, o bandido aparenta algo mais humano, o que somos. Nem sempre bonitos, com dinheiro, com a gostosa querendo dar pra gente. O herói é o que gostariamo de ser bonitos, ricos, a gostosando jogando a calcinha no chão quando nos vê e na capa do jornal!

    Só tenho uma pergunta pra fazer, quem é Freud?

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha Com nossas teorias Freud não teria corrida!!!! hahahahahaha
    Mas concordo contigo. É por isso que gosto dos heróis... vamos dizer mais humanos, como o Hulk, ao invés de ficar bonito fica verde, sempre num ataque de fúria!
    Viu, nem precisei do Freud! hahahaha

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!