segunda-feira, julho 26, 2010

Analfabetismo

Compreendo que é importante ajudar para que as pessoas estejam atualizadas e conhecendo as novas tecnologias. Desta forma estarão preparadas para o mercado de trabalho. No entanto, é árduo o caminho para conseguir chegar ao tão sonhado posto profissional, são necessários muitos anos de estudos básicos, depois a formação técnica e a graduação, depois as especializações na área (mestrado, doutorado, PhD) e sempre é importante estar conectado com as novas tecnologias, programas de computador, estudos de línguas estrangeiras e por aí vai. São muitos anos de preparação antes e durante não é permitido parar. Não pense que depois de pegar seu canudo, certificados e louros poderá ficar tranquilo apenas trabalhando. Nada disso, dependendo a área tem a legislação que muda, tem as tecnologias, tem os avanços naturais porque vão sofrendo as profissões e o bom profissional não pode parar de estudar.
Admiro realmente algumas políticas públicas, como as que visam acabar com o analfabetismo digital e leva as periferias do país computadores e instrutores para treinarem a população carente. Bem como creio que seja necessária a política de cotas, embora discorde que o problema está apenas em disponibilizar as vagas para uma determinada etnia ou grupo social. Mas como não há solução definitiva e certeira os paliativos são imprescindíveis para sanar enquanto dá os sintomas. As tão execradas bolsas família, as cotas, etc. São criticadas, mas em falta de políticas reais que mude o cerne do problema, são necessárias sim.
Reconheço a importância, como disse, destes projetos, mas ainda assim creio ser muito pouco diante do tamanho das dificuldades. Penso ser muito importante acabar com o analfabetismo digital, "mãns" como fazer isto se no nosso país existem milhares de analfabetos funcionais e totais? Como resolver um problema que depende da solução de outro, que é mais antigo e maior? Como dar computadores para as periferias se lá falta saneamento, em algumas luz e água, noutras ruas, noutras segurança? As promessas se repetem eleição após eleição. São cinco questões básicas e indispensáveis e nas quais não há político em campanha que não fale. Por outro lado... o povo vê muito pouca melhoria e o político depois de eleito só vai lembrar na próxima campanha. Tem gente que vai dizer: "ao invés de colocá os computadô ali pruque o dotô prefeito ou presidente não coloca a escola prus mininu ou o posto de saúde pra nóis? Pruquê não faz o isgoto, fecha as valeta e melhora as rua que não dá pra gente anda quando chove?"
O povo não entende que cada investimento tem um projeto certo. Às vezes eu também não entendo. Porque é preciso fazer nem que seja uma parte, mas... se aquela depende desta como se faz? Daí a história que já conhecemos, o dinheiro fica lá nos cofres públicos guardadinho e quando menos se espera... "onde está o dinheiro? Gato comeu! O que ninguém viu? Gato fugiu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!