quarta-feira, julho 14, 2010

Acabou a copa e começam as eleições

Acabou a Copa da África, há alguns dias a seleção brasileira já havia sido eliminada nas quartas de finais e o povo, desiludido com a atuação estava voltando a vida normal. Mas no Brasil a vida é cíclica, ou melhor, o interesse das pessoas o é. De Janeiro a fevereiro vive-se em função do carnaval, são ensaios, preparação, desfile, apuração e consagração das campeãs. Mesmo quem não gosta de carnaval vive este período seja reclamando do quanto se gasta dinheiro numa coisa que dura tão pouco e rende menos ainda para as cidades, além da violência, ou preparando a viajem no feriado (que dizem não é feriado, mas ainda assim o país para). Neste ano chegando em Junho tínhamos a copa, o pessoal se preparou para torcer, pipoca, chimarrão, família e amigos reunidos e a dispensa do trabalho no horário do jogo. Tudo era motivo de festa.
Daqui a pouco vem as eleições. Neste período todo mundo reclama, acha chato o tempo de propaganda eleitoral gratuita, aproveita para fazer outras coisas, já que a novela começa mais tarde e o futebol também. A frase mais comum é a: "são tudo uma cambada de ladrão, ninguém vale nada". O pessoal se abstem de ver o horário eleitoral, vão votar porque é obrigatório, não escolhe o candidato porque acha que não tem o que escolher e no final acaba reclamando que os políticos são uma cambada de corruptos. Mas tem, acreditem, aqueles que são engajados, que gostam de política, fazem caminhadas, veem a propaganda, pesquisam o passado do candidato, votam porque consideram um direito e atuam como cidadãos o ano todo.
O amigo leitor deve ter observado que nos três exemplos tem aqueles que gostam e os que detestam a atividade. Em todas elas sabemos que existem pessoas que vivem cada uma das situações o ano todo, tanto o carnaval, como o futebol e a política fazem parte das suas vidas. Mas a impressão que tenho é de que isto não acontece com a maioria. Algumas vezes deixamos que a mída nos faça a cabeça, cada um puxa a brasa para o seu assado, nós achamos que isto é normal e nem pensamos mais sobre o assunto. Graças a Deus existem pessoas que pensam 'sozinhas'! São pessoas que ficaram estarrecidas em saber que um país com um enorme percentual de miséria sediou a copa do mundo, investiu em estádios, hotéis e restaurantes, que ficaram lotados no período da copa por gentes de outros lugares e agora que tudo acabou, a luz apagou, o povo volta a mesma vidinha de sempre, só que sem a festa do futebol no quintal.
A copa de 2010 acabou lá na áfrica. Era a deixa para que no Brasil as pessoas começassem a se dar conta das eleições, se o projeto ficha limpa está sendo respeitado, quem são os candidatos aos cargos políticos mais importantes do país. Mas "dois problemas se misturam a verdade do universo e a prestação que vai vencer"! Ao mesmo tempo em que os candidatos deram a largada as suas campanhas visitando diferentes estados, demonstrando "seus programas" de governo. O atual governo está vivendo a copa de 2014, que já começou, apesar de, ainda estarmos em 2010.
Os antigos problemas, as reais "verdades do universo", como saúde, segurança, educação, emprego e etc, fazem parte constante dos discursos políticos dos candidatos. São reclamações insistentes da população e promessas políticas. Mas, por outro lado, vários milhões de reais serão investidos em estádios de futebol, hotelaria para a copa de 2014. Diferentemente da África do Sul, por aqui os estádios deverão ser usados pelos clubes futebolísticos. Lá, me parece, ficaram os enormes monumentos da copa símbolo do investimento milionário em meio a pobreza dos nossos irmãos africanos.
Economistas dizem que depois da copa, ou de um evento que requer tanto investimento como ela, sempre fica um rastro de miséria, afinal, cresce o número de pessoas no país, circula grana, mas... depois de um tempo tudo volta ao normal. Os empregos são temporários, os investimentos darão retorno ou não... E aquelas coisas saúde, segurança, emprego que foram "maquiadas" para o evento voltam a aparecer de "cara lavada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!