quinta-feira, julho 01, 2010

A separação e a traição moderna

Antigamente não existia separação, o casamento era pra sempre. Uma vez recebido o sagrado sacramento do matrimônio é até que a morte os separe. Mas esta morte a que se refere o padre no momento da cerimônia é natural ou acidental. Não consta, pelo menos eu imagino que não, que um dos nubentes possa matar o outro para tornar-se viúvo e, assim, poder casar novamente ou aproveitar a viuvez de outra forma qualquer.
Pois é, também antigamente os homens traíam suas mulheres. Alguns eram "PAIS DE FAMÍLIAS" e provedores de várias casas e muitos filhos. Não era correto fazer isto, até porque, lá naquele tal sacramento, o do matrimônio, ele prometia diante do padre, de Deus e da sociedade ser fiel. Por outro lado, (como já disse não concordo com a traição, acho que se as coisas não estão boas cada um deve seguir seu caminho e buscar sua felicidade) os homens, fossem velhos ou jovens assumiam as famílias. Aqueles que eram realmente responsáveis, honestos, homens com agá maiúsculo (embora traíssem as esposas) assumiam a bronca, registravam os filhos e mantinham a "teúda e manteúda" (seja lá o que queira dizer literalmente esta expressão).
Já os passionais, aqueles que não eram bem resolvidos na vida, viam a mulher como sua propriedade faziam como fazem alguns homens hoje em dia. Mesmo que o casamento vá mal ele quer manter o laço, não o laço de amor e respeito, mas o laço apertado da dominação no pescoço da mulher, ou nos pés. Em caso de a presa escapar ele segue atrás para trazê-la de volta ou matá-la. Homens com este pensamento também usavam da força para calar amantes.
Com o mesmo pensamento de outrora, em que o macho se via dono e senhor das coisas, além de super poderoso, alguns homens, por acreditarem nisto ainda agem desta forma hoje em dia. Eles ignoram o sentimento das mulheres e as mantém junto deles mesmo contra vontade, batem e matam, com requintes de crueldade algumas vezes. Ainda que tenham um lar constituído e uma boa esposa eles buscam fora outras mulheres, sem tomar o menor cuidado com nada. Não se importam de serem vistos com as amantes, não se previnem, pois pensam que prevenção de gravidez indesejada é responsabilidade da mulher. E como são super heróis não correm o risco de se contaminarem com alguma DST e o que é pior, levar para a mulher em casa.
Mas ocorre, que ele não é o super homem e um belo dia este machão se dá conta. Ele percebe que o cinto de utilidades quebrou, havia um furo na armadura, a capa estava rasgada e a amante engravidou. Acuado por ela, que não se cuidou, aonde já viu?, ele toma uma atitude drástica e... resolve fazer com que a "namorada" interrompa a gravidez. Caso ela se negue o próximo passo é inevitável e ainda mais drástico.
Bem que Histórias (com H maiúsculo sim, pois ficarão nos anais)como estas poderiam ser o enredo de algum romance policial bem choroso, aonde a mocinha é enganada e no final o malzinho vai preso. Mas não é, são as manchetes de jornal que pipocam por todo o mundo e assustadoramente invadem o Brasil como uma avalanche. Do ano passado para cá já perdi as contas de quantas notícias como a do desaparecimento da ex-amante do goleiro Bruno ouvi falar. Não tenho ideia de quantas acabaram em morte, pra não dizer todas. Esqueci a quantidade de maridos, namorados e pseudo (aqueles que acreditam ser mais nunca foram) que queimaram, agrediram, atropelaram, balearam ou esfaquearam as companheiras. E fiz questão de não lembrar daqueles casos em que não conseguindo atingir a mãe com suas garras o animal mata os próprios filhos ou enteados.
Agradeço por termos evoluído dos tempos das cavernas. Época em que éramos arrastadas pelos cabelos caverna adentro pelos neandertals. Mas não sei... algo me diz que alguns resquícios daqueles tempos estão muito presentes, super vivos e não é na memória.
Claro que tem homens bons, que realmente evoluíram e chocam-se com estas notícias. Também tem mulheres que buscam apenas as facilidades para "crescer na vida" e pensam que a gravidez de um homem endinheirado a levará longe, bem como existem mulheres que matam homens... filhos... as esposas dos amantes, as amantes dos esposos. Parece epidemia, matar virou uma forma de resolver problemas, solucionar crises.
Matar literalmente atinge o outro. A coisa tá ficando muito assustadora porque enquanto os animais, os chamados de irracionais matam apenas para comer ou se defender, os humanos estão matando só por matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!