segunda-feira, julho 26, 2010

"Mercenários"

Não é a-toa que o filme foi gravado aqui, afinal de contas o que se mostra para o mundo é mais ou menos por aí. Por exemplo, o caso polêmico da morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães. O jovem foi atropelado, o condutor do veículo foi parado por policiais que cobraram propina para liberar o carro no estado que estava com o pára brisas quebrado e mais alguns vários amassados, ao invés de ser apreendido e ir socorrer a vítima. O rapaz que estava conduzindo pagou mil reais e foi embora com o aval de dois PMs.
Quando eu digo que não confio na polícia, não estou me orgulhando do fato, mas é difícil com tantos casos de corrupção, com tanta barbaridade que a gente vê por aí. Eu sei que policiais são mal remunerados, que existe muito risco de vida e tudo mais. Mas não pode ser desculpa.
Rafael e o pai dele Roberto Bussamra devem ser indiciados por corrupção ativa. Bem como os PMs por corrupção passiva. Eu não estou careca, mas cansada mesmo de ver, ouvir e saber de crimes de corrupção, do colarinho branco e de fardas, alguns com provas, que acabam por isso mesmo, no máximo pagamento de multa e cestas básicas. Às vezes sendo abafados descaradamente pelos próprios culpados e outras vezes pelo circo do futebol ou do carnaval ou de alguma visita ilustre que faz piada das nossas questões sociais mal resolvidas.
Quando o Robin Willians fez aquela piada idiota sobre como acabamos saindo sede das Olimpíadas, todo mundo ficou muito indignado, com o fato de ele mexer com os brios do nosso povo. Aonde já se viu ficar dizendo que jogamos sujo levando prostitutas e cocaína para a disputa? Não concordo com a piada de mal gosto, assim como não costumo achar legal as de português e aquelas indigestas demonstrações de racismo mal disfarçadas em piadas de gosto duvidoso. Mas Willians podia ter pego mais pesado, falado do turismo sexual pedófilo, da miséria, dos problemas na saúde e segurança, da corrupção política e do quanto nós, cidadãos brasileiros esquecemos tudo que tá errado quando é carnaval ou copa do mundo. Não acho que ele estava certo, pelo contrário, mas sua tirada foi inteligente. E se nós fôssemos inteligentes teríamos nos indignado com a audácia do nossos governantes quererem, sem o mínimo para a população, querer sediar eventos internacionais, que requerem um alto investimento. Teríamos também cobrado atitudes políticas de verdade dos nossos representantes, para que não sejamos chacota na boca de estrangeiros. Mas como né? Para isto os nossos ilustre políticos teriam de ter vergonha na cara, precisariam se retirar da vida pública, alguns teriam de vestir um certo uniforme listrado e mudar a moradia de Brasília para algum presídio de segurança máxima. Não estou generalizando, mas a palhaçada é tão grande e os políticos sérios são tão poucos que eles acabam sendo piada no plenário da Câmara e no Senado quando defendem idéias que visam o benefício da população e não o deles próprio.
Porém, passado o mal estar que ficou entre os brasileiros e Robin Willians. Nós voltamos ao nosso pacífico modo de vida. Recebemos de braços abertos outro estrangeiro. Apesar de que já saibamos que para um bom comediante sempre é necessário a caricatura, um amigo para exaltarmos os defeitos e arrancar altas gargalhadas do público, ninguém quer ser este amigo. Não teve graça a piada de Stallone. Realmente ele não serve para comediante. A questão é que diferentemente de Willians, Stallone se utilizou da nossa hospitalidade e depois debochou disso. Ele agiu como um corruptor, como o cara que oferece a propina. Não importa se o outro aceita ou não, se há a intenção de se dar bem encima do jeitinho já é indício de que algo tá errado. Pode até ser que o Cobra ache errado o que acontece aqui, mas se beneficiou do fato sem constrangimentos.
Para completar, no fim da "piadinha" Stallone fala que se ganha "um macaco de brinde"! O que diabos isto quer dizer? É o que meu cérebro imagina ou ele realmente está preocupado com a espécie animal? Porque, convenhamos, se ela tá falando de outra coisa... não há palavras para a minha indignação com esta besta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!