quarta-feira, setembro 02, 2009

Pronto Socorro Municipal

Continuo falando mais um pouco de saúde pública, infelizmente falando mal. Ontem fui obrigada, por um acidente com um familiar, passar algumas horas num corredor do Pronto Socorro Municipal de Pelotas. Digo com toda a convicção e sem medo de ser castigada é a visão do inferno na terra. É absurdo como as coisas são precárias naquele lugar. O corredor é estreito, mas em ambos os lado, encostadas nas paredes estão camas, várias, improvisando leitos para as pessoas que precisam ser atendidas. Números nas paredes, acima das camas são a sinalização. Os funcionários fazem sim o que podem, tentam tratar os pacientes da melhor forma possível. Mas como fazer isto num corredor com dezenas de pessoas a volta, alguns indo e outros vindo?
É praticamente impossível que, da maneira como as coisas funcionam, que não haja muito mais mortes por erros. Afinal de contas as medicações vem com o nome dos pacientes e a aplicação se dá da seguinte forma: a enfermeira pega a seringa com o remédio, nesta está o nome do paciente, ela lê o nome dele bem alto no meio do corredor de forma que possam todos ouvir, o doente ou seu acompanhante ergue o braço ou responde onde está, ela vai até ele e aplica a injeção.
Para mim é um pouco, ou melhor é muito surpreendente que funcione. Há quem diga que isto é por falta de dinheiro, no entanto eu não crio nisto. Pagamos impostos suficientes para que todos os serviços públicos funcionem bem. Foram anos de CPMF, dinheiro que era para a saúde e a coisa nunca foi melhor, nunca melhorou e lá no congresso eles querem fazer com que o imposto volte. Eu pergunto, pra quê? Para eles enfiarem mais algum nos seus bolsos abarrotados de dólares? Convido os senadores, deputados, vereadores, presidente e governadores, prefeito e demais políticos a passarem alguns minutos, não precisa nem ser horas, num Pronto socorro público e vejam como as coisas funcionam de forma precária. O fato é que, se qualquer um deles visitassem os hospitais depois da inauguração as coisas seriam outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!