segunda-feira, setembro 14, 2009

Censura na vida pessoal?

É muito estranho uma emissora de televisão censurar atividades pessoais de seus colaboradores. Pois, a rede Globo resolveu restringir o uso de redes sociais, como twitter e blogs e a ação atinge jornalistas e artistas. O mais estranho é o fato de alguns telejornais da emissora serem usuários da rede twitter, como é o caso do Jornal Hoje. Na nota enviada aos funcionários diz o seguinte: "A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa". E a Central Globo de Comunicações diz, que " a presença individual e particular dos nossos contratados deve se restringir, se desejada, exatamente a este universo, estando totalmente desvinculada da atuação na Rede Globo, nem tampouco associados a outros veículos de comunicação. Se essa separação clara não puder ser estabelecida, o uso dessas mídias fica inviabilizado”.
Ou seja, só se pode falar da vida pessoal, no entanto, a meu ver, é claro, a atuação profissional faz parte sim do pessoal de qualquer ser humano. Assim como questões particulares influenciam no trabalho, em algumas circunstâncias, noutras o próprio cotidiano laboral influi na vida privada de um artista ou jornalista. A função verdadeira, é não serem realizadas críticas em relação às decisões da empresa. É uma censura velada e protegida pelo argumento de preservação de valores e princípios e proteção de conteúdos de uso indevido. Durma-se com um barulho destes!
A questão é que a emissora pode explorar questões pessoais de seu casting, como na entrevista de ontem, no Fantástico, com o ator Fabio Assunção. Mas caso um ator ou jornalista desenvolvesse uma doença como estresse ou pânico, devido a pressão no trabalho ou se sofresse assédio moral, isto não poderia ser comentado, mesmo sendo um assunto também pessoal. Isto chama-se hipocrisia e a censura é velada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!