quarta-feira, setembro 23, 2009

Lição de cidadania na escola

A polêmica da semana foi o fato de uma professora de Viamão ter feito um aluno pintar as paredes da sala de aula, as quais ele próprio havia pixado. Os pais do guri, que não é tão criança assim, pois já tem 14 anos, dizem que ele não riscou a parede longe da mesa na qual senta. A professora e vice-diretora da escola argumentou que antes da punição, uma política da escola, aprovada pelo corpo docente e pelos pais dos alunos, só veio depois de uma investigação.
Quando eu era estudante do ensino fundamental os pais participavam ativamente na escola, faziam parte do círculo de pais e mestres e os professores eram autoridades dentro de sala de aula. Esta autoridade era exercida com o consentimento dos pais, que entendiam que o fato de o filho ter sofrido uma repreensão havia sido motivada por alguma falta sua. E geralmente a "chamada" acontecia por falta de educação do aluno, por descuidar, sujar ou estragar o patrimônio da escola, por desrespeito aos colegas e professores. Não sou a favor da palmatória, prática comum nos tempos em que minha mãe era aluna. Mas a punição faz com que o aluno pense nas suas atitudes. As repreensões em sala resultavam em pessoas educadas, que não jogavam papéis na rua, que não destruíam o patrimônio público, que não espancavam mendigos nem tacavam fogo em índios, que sabiam os limites e, principalmente, sabiam que fazer qualquer uma destas coisas é errado. Hoje em dia, com a má interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que só dá direitos as crianças e adolescentes, se um professor chama atenção do aluno é criticado, os estudantes se espancam dentro e fora das dependências do colégio e agridem inclusive os professores, que viram reféns dentro das salas de aula. Inverteu-se totalmente a ordem das coisas, os pais não educam e desta forma, sem limites, é que as crianças vão crescendo, achando que podem tudo.
Apóio inteiramente a atitude da professora Denise e concordo que se todos fizessem isso teríamos mais cidadãos no país.
É necessário que crianças e jovens sejam responsabilizados pelos seus atos. Eles precisam saber que suas atitudes têm consequências e nem sempre estas são boas. Eu aprendi que a escola é a nossa segunda casa, e o que não fazemos em casa não devemos fazer na escola também. E a primeira lição que a mãe deste menino deveria ter dado a ele é se não vai limpar, conserva; respeita a professora e diz sempre a verdade, porque toda a ação tem uma reação.
Rigidez e disciplina não fazem mal e formam caráter. Quando não se respeita a regra mais básica, não se respeita regra nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!