segunda-feira, setembro 21, 2009

Cidadania


Muita gente costuma culpar a prefeitura, o prefeito e o pessoal que lá trabalha pelo estado deplorável da cidade. Mas muitas pessoas são culpadas por desconhecerem o real significado da palavra cidadania. Ser cidadão não é ir a cada quatro anos votar. Colocar lixo em local inadequado é um ato de não-cidadão. O município oferece um serviço de coleta, inclusive pede que os resíduos sejam separados em reciclável e orgânico. Então, porque jogá-los em terrenos baldios ou ruas como esta da foto? Pode-se notar, na foto tirada por mim há poucos dias, que a General Argolo, entre as avenidas Ferreira Vianna e Juscelino Kubsticheck, devido ao fato de não ter trânsito de carros é local de despejo de lixo, sendo colocados por lá, não só residencial, mas móveis velhos, computadores e monitores sem uso.
Outro fato que é muito corriqueiro ultimamente é os dejetos de animais nas calçadas. Alguns dirão que os cocôs são de cães de rua, mas não são não. O material fecal canino que infesta nossas calçadas são dos cachorrinhos das madames e dos tiozinhos que os levam para passear e se aliviar e não recolhem o material fabricado pelos seus bichinhos. Talvez eles pensem que é função dos garis recolher o cocô dos seus "filhinhos", afinal é assim que muitos os chamam. Não tenho nada contra ter animais, pelo contrário acho e sei que é saudável. Mas manter a cidade limpa também deve ser um hábito saudável e preserva a saúde de todos, evitando enchentes e alagamentos, infecções com bactérias e uma série de outras coisas.
Ser cidadão é cuidar bem do lugar onde vivemos, cuidando das árvores e plantas, não jogando lixo no chão, respeitando os outros como gostaríamos de ser respeitados. Votar é só um dos muitos deveres que temos como cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!