quinta-feira, agosto 13, 2009

Ética? Conselho?

Eu gosto muito de ditados populares, acredito que eles encerram uma sabedoria valiosa para nossas vidas. E tem um que diz, que "o bom julgador por si se julga". Podemos interpretar isto de duas formas, primeira o julgador irá olhar primeiro pra sua vida, pra suas coisas e tomará consciência de si assumindo seus erros e não apontará seu dedo em riste para outras pessoas. Ou, sendo o julgador um mau caráter, alguém com conduta duvidosa, irá sempre acreditar e defender que os outros são iguais a ele. Tipo, a mulher ou o homem que trai e mantém o parceiro preso, sufocado pelo ciúme.
Mas este texto não é para falar de amor não correspondido ou de ciúme exacerbado. É sim, para falar de uma coisa que está faltando lá no Congresso Nacional, em Brasília, e para a qual tem até um conselho, a ética. Alguém deve ter aconselhado, em algum momento no tempo e espaço de existência daquela casa "caros colegas, tenhamos ética!". Aliás é o que eu espero sinceramente, pois do contrário, é possível que a criação do tal conselho seja bem semelhante a criação da Secretaria Estadual de Transparência, aonde a única transparência é aquela dos fantasmas que devem lá habitar.
Para completar o dito conselho resolveu usar o mesmo peso e a mesma medida, vejam só que avanço, para julgar ou arquivar denúncias, sendo assim, não investigam nenhuma delas, deixando tucanos, peemedebistas, petistas satisfeitos. Imagino que os únicos insatisfeitos sejam os solistas, digo os Psolistas, estes sim são sempre a favor das investigações e das denúncias e contra tudo que a situação apoia. Isso lembra a algum de vocês alguma coisa? O triste é não ter alguém do Psol lá insistindo nas denúncias.
Pois é, depois de arquivar as denúncias contra o "injulgável" (Magri que me apoie nesta) José Sarney, o presidente do Conselho de Ética do Senado, senador Paulo Duque (coincidentemente do PMDB) resolveu arquivar também as denúncias contra o senador tucano Artur Virgílio. Eu sempre deixo claro, não sou filiada a nenhum partido, vejo o ponto de vista pelo ponto do cidadão brasileiro. É por isto que volto lá aos ditados populares e reforço que "o bom julgador por si se julga", em outras palavras foi o que disse o senador Pedro Simon com a declaração de que nós devemos ir aos ruas e pedir punição e investigação tal como foi no impeachment do presidente Collor. E ainda mais, na declaração ele disse bem claro, que se nós não fizéssemos isto, eles é que não iriam fazer. Precisa dizer mais? No meu entender ele disse: "se vocês não forçarem a barra não vamos fazer nada contra nossos pares".
Com esta eu "botei minhas barbas de molho"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!