segunda-feira, maio 07, 2007

Censura X Liberdade de Expressão

Começa sempre com um empedimento pequeno. É uma palavra que é retirada, uma biografia que não é lançada ou sendo lançada é retirada de circulação ou então fica anos e anos no depósito de uma gráfica. Aqui no Brasil a coisa funciona assim, o cara não precisa ser O CARA, basta ele ter grana, nome e alguma fama e "seu pedido é uma ordem".
Durante os períodos de ditadura militar, durante as repressões sempre tinha algum interesse particular para ser camuflado. Quando leio coisas assim nas minhas pesquisas, por que eu pesquiso sobre a censura, sempre fico chocada e lembro do filme "O dia em que o Dorival encarou a guarda". Porque? Porque alguém, não se sabe quem deu uma ordem, ordem esta que era acatada de forma irracional, sem contextação. No final vai se saber que foi um faxineiro que não gostava do cara e que deu a ordem. São coisas deste tipo que contesto, sei que milico não é formado para pensar, o negócio é obedecer ordens, mas tem coisas que devem ser pensadas, pesadas, pros e contras, avaliar as conseqüências disso. Quando um policial mata um homem, jovem, negro, morador da favela ele pode estar matando um cara envolvido com o tráfico, mas pode estar matando um trabalhodor e com certeza mata um filho, um irmão, talvez o pai de alguém.
A arbirtrariedade não é uma boa baliza para as coisas, a vontade suprema de uns não pode dizer quem vive e quem morre só porque tem dinheiro ou nome. E a função do jornalista é denunciar, embora muitas vezes o crime denunciado fique impune. Ontem noticiaram a morte de um jornalista que denunciou crimes de colarinho branco em Goiás, de todos os denunciados apenas um estava na cadeia, apenas o mais pobre estava, pois os do colarinho branco estão soltos, livre e leves.
A Anistia internacional aproveitou o dia de Liberdade de Expressão, 03 de maio, para apresentar alguns números sobre abusos contra jornalistas e o número de jornalistas assassinados em 2006.
Não é possível se permitir pequenas coisas. Acho que o Roberto Carlos pisou na bola, pois se há algo de mentiroso na biografia ele devia processar o autor, mas retirar de circulação um livro só porque não concorda com ele é demais. Além disso, dizem por aí que as melhores biografias são as não autorizadas.
Nada de cerceamento de expressão, as pessoas tem o direito de dizer o que pensam, de pensar, mesmo que isto desagrade os donos do poder.

2 comentários:

  1. O que houve com o roberto Carlos, estou por fora?!?^o)

    ResponderExcluir
  2. Ele entrou com um processo na Justiça para tirar de circulação sua biografia não autorizada e ganhou. Tirou tudo das livrarias.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!