quinta-feira, abril 23, 2009

Brasil

Ontem fiquei pensando, 22 de abril, tem alguma coisa neste dia que não tô conseguindo lembrar. Quando foi a noite lembrei de uma perguntinha bem cretina que todo mundo deve ter respondido alguma vez numa prova de história: "quando o Brasil foi descoberto?". Lembro que uma vez respondi errado, sei lá, acho que pensava que um lugar, onde já tem gente vivendo não poderia ser descoberto. Melhor seria se a pergunta fosse, "quando o Brasil foi invadido?", ou "quando o Brasil foi desapropriado?". Sei lá, mas enfim, o seu Pedro venho lá d'além mar, atracou suas caravelas em Porto Seguro, viu que por aqui "se plantando tudo dá", que os índios viviam nus e que por cá haviam muitas riquezas. Com a descoberta começou a exploração das nossas riquezas naturais, da diversidade (nesta época aindanão era chamada assim). Depois de um tempo a família real veio de mala e cuia, porque estava fugindo, continuaram explorando até voltar para sua amada terrinha. E aqui estamos nós, ainda sendo explorados, por outras "majestades", de outras formas, mas explorados.
Enfim, não considero que 22 de abril seja uma data a se comemorar, mas serve para pensarmos sobre nosso passado e o que queremos para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!