terça-feira, julho 01, 2008

Tá faltando sangue no meu álcool, seu poliça!

A chamada "Lei Seca", que proíbe que motoristas com qualquer quantidade de bebida no corpo conduza um veículo, está causando muitas polêmicas. A nova lei do Código de Trânsito Brasileiro, de nº 11.705, está causando rebuliços, virando tema de crônicas - como as da Martha Medeiros - e apavorando aqueles que, no final da tarde ou mesmo no almoço tomavam um cálice de vinho para o bom funcionamento do coração. Anteriormente era permitida a ingestão de até seis decigramas de álcool, o equivalente a dois copos da boa e velha cervejinha. Agora além de ser multado em 955 pila o motorista fica sem a carteira de habilitação por 12 meses. Deve se esclarecer que ficar sem a carteira quer dizer que o cara não pode conduzir nenhum tipo de veículo, mas pode tomar o vinhozinho, bom pro coração, ou coisa mais forte.
Eu só não entendi porque tanto estresse, afinal, pelo que eu entendo sempre foi proibido beber e depois dirigir. Assim como, particularmente eu acho que é assim, quem realmente bebe e digo aqueles que enchem a cara mesmo e que não só bebem como utilizam outros tipos de drogas, irão continuar cometendo atos irresponsáveis tais como beber e dirigir, cheirar e dirigir, fazer pegas, entre outras coisas bem típicas de gente que acha que o carro é uma arma.
E na verdade é mesmo uma arma, pois sendo mal utilizado pode matar. Matar inocentes, assim como as balas perdidas da polícia e dos bandidos.
A verdadeira questão de tudo é que as leis não "pegam" por falta de fiscalização. Antes poderia ser bem diferente, mas faltava o quê? Quando é que se vê barreiras, fiscalização ou trabalho de prevenção? Geralmente quando os cofres públicos estão meio vazios e as multas fazem crescer os pilas lá dentro.
No entanto, quando tem barreira a coisa não funciona muito bem, o cara passa de moto em três pontos diferentes da cidade e nos três é parado, em compensação tem um lá cheio de quisumba que não é parado em nenhuma. O trânsito então quando tem blitz é um horror, ninguém sabe pra onde vai e olha que a nossa cidade não assim das maiores. Agora imagine isso numa cidade como Porto Alegre, São Paulo?
Além disso, a proibição de venda de bebidas em bares e restaurantes nas BR's como está? Nunca mais se falou nada, os comerciantes voltaram a vender ou mudaram o endereço só para fugir da fiscalização e a coisa continuou igual. Mas como diria o Cristovam Buarque falta é EDUCAÇÃO.
Como eu não tenho carteira de habilitação e não dirijo vou continuar nivelando meu sangue com o álcool, como sempre fiz. Só que agora bem mais atenta ao que se passa a minha volta, porque qualquer quantidade de álcool pode ser percebida pelo bafômetro, mas outras drogas, só no exame de sangue, que demora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!