quinta-feira, junho 19, 2008

Brasil e Argentina

Muito além da rivalidade um jogo entre Brasil e Argentina acirra ânimos. Ficam todos alterados, jogadores, técnicos, torcedores. Existem várias explicações para tal rivalidade, mas nos gramados o pau pega mesmo, o jogo e duro e sempre tem, de lado a lado, a saída de um jogador machucado.
Ontem não assisti o Brasil e Argentina. Aliás faz bastante tempo que não páro para ver futebol.
Nos tempos de adolescência não perdia um jogo da copa, fazia até promessa caso a seleção fosse campeã. Que barbaridade!!!
Mas com o passar do tempo e o meu amadurecimento percebi que o que pra mim era uma paixão, não passava de negócio, um negócio muito lucrativo. Jogadores ganham milhões para trabalhar com um talento, muitas vezes nato. No entanto, jovens meninos, em sua maioria moradores de favelas e bairros pobres de periferia não estão preparados para a fama e pra ter tanta grana e acabam perdendo tudo, inclusive seu talento de fazer dribles e gols. Isso aconteceu com o Garrincha, seu futebol encantou aqueles que tiveram o prazer de vê-lo jogar. Eu não tive esta honra. Mas mulheres, bebidas e drogas transformaram o homem talentoso num farrapo que nunca conseguiu reagir ao vício. Mas os tempos eram outros e naquela época o governo brasileiro exaltava a pátria de chuteiras e... os jogadores não ganhavam tanta grana quanto hoje.
Hoje em dia, os atletas do mundo futebolístico ganham em Euros e dólares. alguns, como Adriano, acham que nós devemos reverência a ele. O futebol é um esporte de grupo, onde todos tem importância, mas dificilmente a seleção é homogênea, sempre tem um ou outro que se destaca, e é este destaque que acaba com tudo.
Pra mim o melhor jogador da seleção nos últimos jogos e, minha opinião, na última copa é o Lúcio. Nada de atacantes da moda, bonitões ou com nome de bichos.
Segundo alguns guris que viram o jogo de ontem tanto Brasil, quanto Argentina foram apáticos. E bem além disso, o Dunga não tem sido bom técnico, pois caiu na mesmice de chamar sempre as mesmas figurinhas carimbadas, apesar do discurso de que o que importa é o talento.
O marcante foi o povo ter aplaudido o jogador argentino que foi substituído. alguns jogadores brasileiros não gostaram. Para estes eu pergunto: _ Há motivos para comemorar ou festejar a nossa seleção?
Jogadores ganham mais de 10 vezes o salário do brasileiro comum. Ganham bem para treinar e jogar, mas vire e mexe estão em crise, fora de forma, com problemas que afetam seu desempenho em campo. O brasileiro comum, aquele que ganha 415,00 pila por mês ( que sempre tem mês no final do salário) não tem direito a crise tampouco estresse, porque ao se deixar acometer por alguma crise morre de fome. Agora me digam, quem são os verdadeiros brasileiros, os artistas, quem merece aplauso e admiração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!