quinta-feira, março 01, 2007

PRECONCEITO

Outro dia numa aula discutindo o texto O Flanêur, do Walter Benjamin ele citava um pensamento do Goethe, no qual dizia que todos nós temos um segredo, algo que de tão terrível se revelado causaria repulsa aos outros. Penso muito em relação a isso, em relação ao segredo. E acho que o preconceito é um segredo. É aquela coisa que te faz pensar coisas, mas que se tu tornares palavras fará com que as pessoas tenham pensamentos tão preconceituosos quanto os teus.
Temos um colega que expõe suas "idéias" e seus pensamentos muitas vezes de forma rude e algumas vezes sua ideologia é preconceituosa. O que faz pensar que aquela velha história de que tem coisas que tu até pode pensar, mas que não deve nunca revelar é verdade.
No geral, na sociedade brasileira diz-se que não existe preconceito, que somos um povo miscigenado surgido do amor entre brancos, negros, mulatos, índios, no entanto não é o que se percebe naquelas piadas sobre determinadas etnias. E o que me levou a escrever este texto aqui foi este outro aqui. Pior do que uma pessoa expondo um ideário racista é um veículo formador de opinião pública fazê-lo.

Um comentário:

  1. hmmm... o que disser....


    vou dividir o commentario em duas partes...


    1.
    sobre meu segredo, sim ele existe, não e bem o preconceito, mas e algo que se revelado geraria coisas nada interesante.


    2.

    sobre o preconceito... o que disser... um horror um jornal publicar uma coisa dessas...



    sobre sua materia... muito boa... continue! sempre.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!