sexta-feira, março 09, 2007

Bala perdida?

Fico pensando quão desamparadas ficam as balas perdidas encravadas nas paredes, soltas pelas ruas, presas em perfurações de paredes e árvores. Sim desamparadas e realmente perdidas com grandes chances de não serem encontradas, pois os projécteis que ferem e matam jovens, crianças, as pessoas são balas achadas, sabe-se onde estão e mais que isto pode-se investigar para saber de onde vem, de que armas saíram. Como disse outro dia um político ou chefe de polícia, realmente não interessa de onde vieram, no entanto são necessárias as investigações para que se verifique a situação em que a pessoa foi atingida, o local e por quem isso irá demonstrar o nível de preparo dos policiais e sua condição de atuação na proteção do cidadão.
Mais que isto, sabemos que a bala do bandido tem objetivo de demonstrar seu poderio. O cara que opta pela vida do crime não tem interesse de ser bem quisto ou de proteger a comunidade demonstrando sua benevolência, ao contrário fundamenta seu poder através da imposição do medo. Pode até ser que vez ou outra ele proteja a comunidade, mas o intuito é se auto-proteger e proteger seu negócio.
Já o homem que escolhe servir através da polícia militar ou civil diz que quer proteger as pessoas, atuar em nome da justiça não pode bater em prostitutas, quebrar motéis, ter envolvimento com o tráfico ou com outros delitos e agir em causa própria usando o poder, o uniforme e a arma em seu benefício.
Não basta pedir segurança e diminuição da idade penal sem antes rever tantas outras coisas que estão erradas, precisamos de educação, precisamos de responsabilidade e da eliminação da corrupção, do jeitinho, da acomodação e da subserviência.
É necessário políticas públicas que funcionem efetivamente, mesmo que demore anos para isto, mas que não sirva apenas para que o político se eleja na próxima eleição.
Nós também precisamos nos comprometer mais, não dá pra continuar deixando tudo para os outros, se alguém tem que colocar o lixo pra fora, lavar a louça porque não pode ser eu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!