terça-feira, janeiro 27, 2009

Vila Chocolatão e Carlos Guarnieri

Durante um tempo trabalhei no Serviço de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Durante este tempo participei de oficinas e reuniões em Porto Alegre com o pessoal que atuava em outros Reduções no estado. Foi quando conheci o Carlinhos Guarnieri, a Rose, o Charão. Guardo sua amizade no coração e uma saudade das reuniões, da troca de experiências, do aprendizado do trabalho e principalmente de vida.
Nas primeiras reuniões a questão que debatíamos era como inserir nosso público, os usuários de drogas, na rede SUS. Nosso trabalho na Secretaria de Saúde era um exemplo pois atuávamos direto dentro da instituição e nosso trânsito dentro do sistema único de saúde era mais fácil. Mas muito dos reduções do estado ainda eram vistos de forma marginalizada. Foi quando o Carlinhos contou do seu trabalho na Vila Chocolatão. Local de muita pobreza que fica bem no centro da capital. O redutor contou que não conseguia, apesar da proximidade com um posto de saúde (se não me falha a memória), encaminhar as pessoas que acessava na vila. Como não se conformou foi até o posto saber o que acontecia e lá soube que era necessário cadastrar as pessoas para que elas fossem atendidas. Mas que não havia pessoal para o serviço. Criou-se um impasse eram muitas pessoas para ir até o posto e o pessoal do posto se sentia inseguro para ir até a vila.
Só que o Carlinhos não se acomodou ou aceitou o situação, conversou com o pessoal da vila, com o "patrão", com presidente de associação e garantiu aos profissionais do posto e estagiários que não haveria problemas de eles irem cadastrar as pessoas lá no Chocolatão. Ele também ajudou a cadastrar o pessoal todo e era adorado pelas crianças. Fez muito mais que seu trabalho de redutor que era ir lá e orientar como reduzir danos causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas e como se prevenir das DSTs e HIV, ele inseriu dezenas de pessoas no SUS, por puro instinto, porque acreditava que podia e precisava fazer.
Para completar o Carlinhos é poeta, escreve coisas lindas e críticas também.
Lembrei do trabalho dele e da tristeza que ele deve estar junto com aquelas famílias lá da vila Chocolatão que perderam suas causas no incêndio que aconteceu ontem. Também me veio a lembrança o que aconteceu na vila dos Papeleiros numa situação semelhante algum tempo atrás. Embora algumas famílias tenham perdido o pouco que tinham, não houve feridos ou mortos.
A situação é difícil pois estas pessoas trabalham com reciclagem e os materiais reciclavéis tem um potencial inflamável o que acaba acarretando acidentes deste tipo. Não há como eles deixarem o seu trabalho. Mas as autoridades ou os bombeiros poderiam fazer uma prevenção com as pessoas que fazem este tipo de trabalho, para evitar situações de risco e acidentes como este. O fato do trabalho deles ser menos glamuroso não o torna menos importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!