terça-feira, janeiro 06, 2009

Litera-meme

Bem, eu gosto de memes porque nos faz pensar em coisas nossas, reflexões e às vezes em bobagens. E falar e pensar bobagens também é bom. E esta é legal porque é de literatura. E eu adoro!
1 - livro/autor (a) que marcou a infância:
Devo confessar que os livros que li quando criança foram poucos. Entre eles estão os contos de fadas dos irmãos Grimm e os maravilhosos livros do Ziraldo. Comecei com o menino maluquinho, e todos aqueles que falam das partes do corpo, dos pés, dos joelhos, enfim. Eu só não lembro os nomes. Também lia bastante gibis, tipo turma da Mônica e Luluzinha.


2 - livro/autor da adolescência:
O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry e Meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos. Amei ambos! Depois li vários daqueles obrigatórios dos quais gostei de Dom Casmurro, do Machado de Assis, Helena, do mesmo autor. Neste caso, acaba que o Machado de Assis torna-se o autor da minha adolescência, mas os livros que me marcaram mesmo são os dois primeiros.

3 - Autor que mais admira
Esta é meio óbvia pra quem me conhece pois eu amo de paixão as histórias do Gabriel García Marquez e venho lendo tudo que acho dele, além de comprá-los também. Também adoro Nelson Rodrigues, Erico Veríssimo, Mario Quintana, Cortázar e Isabel Allende. Hummm... na verdade literatura latino-americana em geral.

4 - Autor contemporâneo
Puxa neste eu tô meio por fora, mas vejamos... gosto do Carpinejar. Li um livro emprestado pela Anucha, chamado o Anatomista, de Frederico Andahazi e gostei bastante. Eu gosto de ler, se a leitura é envolvente eu devoro o livro.

5 - Leu e não gostou
Vou deixar claro que, de forma geral acabo os livros que começo, mesmo passando anos. Mas ultimamente tenho me dado ao luxo de não terminar leituras de que não gosto, a menos que sejam obrigatórias, claro. Neste caso tem um livro que comprei bem baratinho numa feira do livro chamado A Seta do tempo, comecei e não consegui terminar. Também ganhei um de presente de um ex-chefe, não lembro nem o nome. Mas o que me deixou meio triste foi não ter conseguido ler A Erva do Diabo, do Carlos Castaneda. Este foi bem recomendado pela minha amiga Jacque, mas achei muito chato e pouco atrativo. Li mais ou menos um terço do livro, mas não deu. Ia lendo na esperança de que algo revelador viesse em seguida, no entanto nada. Parei de ler. Quem sabe eu tento novamente numa outra ocasião.

6- Lê e relê
O pequeno príncipe, estou relendo agora. Todos os do Gabo, Memórias do Cárcere, com exceção dos que não gostei todos os que estão na minha estante.

7 - Manias
Bem, adoro livro novo. Não dobro das página que nem revista e me dá uma dor quando vejo alguém fazendo isso com um livro. Não risco, a não ser que sejam os de estudo. Organizo em ordem alfabética. Já separei por estilo, mas são bem poucos, então em ordem alfabética funciona melhor. Só empresto pra Anucha e pra Camila. Tenho sim ciúme dos meus livros. E quando empresto pra colegas de aula ou outras pessoas além das gurias anoto o nome numa agenda pra não esquecer. Acho que é isso!

Se não quiser colocar no blog pelo menos pensa nos livros que te marcaram, é um ótimo exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!