sexta-feira, janeiro 23, 2009

Leite adulterado

Não é só a diferença de cultura que nos distancia da China. Tem é, claro a questão econômica e toda as suas tradições milenares, que entram na cultura do povo. Mas o que me fez pensar nestas diferenças foi a resolução tão diferente de dois crimes bem semelhantes que ocorreram aqui e lá, a adulteração do leite. Lá morreram seis crianças e deixou vários doentes. Dois dos considerados culpados pelo ato foram condenados a morte e outros a prisão perpétua. O leite chinês foi adulterado com melanina.
O leite brasileiro foi adulterado com água oxigenada e soda cáustica. Como se pode ver nesta reportagem do dia 24 de outubro do ano passado, o caso pode ter a conivência dos fiscais e para o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Leite Brasil), Jorge Rubez os pequenos produtores podem ser o ponto onde esta adulteração acontece. No entanto, mesmo sendo um caso tão danoso a saúde e que tanta repercussão teve, as notícias que encontrei no google são todas desta do mês de outubro de 2007. E pelo menos nas que dei uma olhada não falava sobre prisão, julgamento ou pena dos responsáveis pela adulteração ou das empresas, que não eram pequenas propriedades ou micro, mas empresas de renome. Falou-se muito dos possíveis problemas que poderiam surgir com a adição de água oxigenada e de soda cáustica no leite das crianças, mas hoje em dia não aparece mais nada.
A imprensa que faz os ídolos e acaba com eles como num passe de mágica, sequer fez um contraponto com a condenação dos chineses, questionando em que pé estão as investigações ou o caso no Brasil.
A diferença entre a justiça da China e do Brasil é tão grande quando a distância que separa o nosso continente do deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!