segunda-feira, janeiro 19, 2009

Desrespeito, tragédias de toda ordem

Que as crianças de hoje em dia estão bem mais difíceis de lidar do que as de antigamente, isso não há dúvidas. Mas há muitos professores que eu realmente não entendo porque cargas d'água escolheram o magistério como carreira. Quando eu estava na escola o professor em sala de aula era a lei, não se respondia para ele e nossa obrigação era ficar quieto, fazer os exercícios e obedecer. Meus pais também impunham respeito e se houvesse alguma queixa dos professores é bem provável que a culpa fosse minha. Então eu ficava quieta o quanto podia, e não era muito, porque sempre falei "pelos cotovelos" ou como diz meu pai, "pelas tripas do diabo".
Os professores também eram de outra espécie. Apesar de sempre terem recebido pouco e serem desvalorizados. Mas havia amor entre alunos e professores. E mesmo quando não gostávamos deles e debochávamos dos seus achaques e manias, tinha respeito por eles serem mais velhos. Hoje não tem muito disso não, todo mundo responde pra todo mundo e o respeito foi pras cucuias. Tanto professores como alunos acabam marginalizados.
Existem relatos terríveis de professores agredidos pelos alunos em sala de aula. Aqui mesmo em Pelotas uma professora perdeu o olho separando a briga de dois alunos. E de outro lado tem os professores que acreditando que estão educando acabam humilhando e fazendo os alunos passarem por situações traumatizantes como o caso de uma sôra que para corrigir uma criança que bateu no coleguinha fez todos os outros baterem no rosto dele também. E o mais grave, que me deixou chocada, que foi o caso de um menininho que havia, segundo o bilhete da professora enfiado o dedo no ânus de um coleguinha, como castigo ela mandou que todos os amiguinhos fizessem o mesmo com o garoto, avisando a mãe do ocorrido por um bilhete.
Minha avó diz que o mundo tá perdido, que ninguém respeita ninguém e que não sabe onde vamos parar. Eu por outro lado acho que teve um momento em que perdemos alguma coisa e da rigidez extrema passou-se a uma liberalidade total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!