sexta-feira, junho 08, 2007

Politicalha!!!

Eu não consigo me conformar, nem pensar em uma forma eficiente e honesta de fazer política no Brasil. As denúncias são feitas a rodo e tudo parece entrar por uma orelha e sair na outra sem a menor atenção, porque depois de "paraíso tropical" vai passar o jogo do time, ou sei lá... Os valores dos salários dos deputados e senadores lá em Brasília, e os salários dos deputados estaduais e vereadores são muito altos, os benefícios que recebem a cerca de tudo isso, por serem políticos também são altos, mas ninguém se importa com isto. Pelo menos é o que parece. Quando os valores são retirados mais do que rapidamente os deputados se mobilizam para não perder o dito extra. E quando o Clodovil disse que aquilo lá era uma palhaçada ficaram bravos, mas se não é uma palhaçada o que é? Uma putaria? Uma central dos bandidos de colarinho branco cara - de- pau? Sim, porque o presidente tá sendo investigado e continua no cargo dizendo que está lá, que está limpo, que as denúncias são falsas. O ministro também, diz que não tem nada a ver com nada e que só sairá do cargo se o presidente quiser. E a vergonha na cara pra onde foi? Lá no Japão eles tem uma prática que não é muito do meu agrado não, mas... apesar do alto índice de suicídios,num caso de suspeita contra um japonês ele já parte para o harakiri, porque tem vergonha, porque foi criado para ter responsabilidade, disciplina, honrar sua família, suas tradições, seu lugar. Por aqui honra é uma coisa que se lava a sangue, mas só se a mulher trair o marido, do contrário... Do contrário vira isso que tá aqui, as pessoas protestando, reclamando, mostrando e gritando o que tá errado e a televisão mostrando o quanto os alunos estão mal intencionados lá na reitoria daUSP,o quanto os sem terra são abusados ao entrar nos lugares e provocar desordem e quebra-quebra.
Agora me digam sinceramente, qual foi a atitude enérgica que o governo ou os brasileiros, todos nós tomamos ao ver aquele protesto com várias cruzes na praia no Rio de Janeiro? Foi um choque, mas hoje debate em torno disso? Não, a PM ocupou um dos morros, tá lá a mais de 20 dias, as pessoas não tem como viver no meio de tanto tiroteio, as crianças não vão para a escola e isso é o que tem que ser feito, afinal... são um bando de pobre e pobre, como diria o Justo Veríssimo "eu quero mais é que se exploda!". Nós, povo, não nós colocamos no lugar do outro nem para defender, nem para argumentar. A gente só fala se o protesto atrapalhar a minha vida. Eu só questiono a validade de uma causa, de um protesto se eu ficar presa no trânsito quando volto pra casa, ou se não posso tirar meu passaporte para sair de férias para a Europa, se meu vôo atrasa e perco o dinheiro que paguei... Agora quando o Congresso tá aprovando emendas que só causam danos e retiram benefícios adquiridos eu nem sei o que é que tá acontecendo, porque a tevê tá passando qualquer outra coisa, talvez os protestos pelo Chávez ter retirado do ar uma televisão lá na Venezuela, sendo que o que ele fez não é ilegal, pode atentar contra a democracia, mas ele só fez uma coisa que podia fazer não renovou o contrato de concessão. Assim cometeu um ato contra a liberdade de imprensa talvez, mas não ilegal.
E o nosso congresso, quanta coisa acata, libera, aprova sem pensar na imoralidade do ato que está cometendo?

E também como pensar em melhorar o país e as condições de vida das pessoas se programas e novelas voltadas para o público jovem só tem mau caráter se dando bem? Adolescentes entre 10 e 20 anos recém começando a vida subornando, matando, colocando a culpa nos outros, isso tudo gente bonita, bem vestida com um futuro pela frente e no meio da classe média. Como dizer para as crianças que tudo aquilo tá errado e que pra conseguir as coisas é preciso trabalhar, é preciso ralar? A desigualdade social parece não ser suficiente e os valores morais foram-se pelo ralo?
E depois fazem matérias sobre a ocupação da USP sem dizer o que realmente é a reforma universitária, o que quer dizer a universidade aberta.
Vamos abrir os olhos pessoal, vamos olhar as coisas mais de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!