sexta-feira, novembro 18, 2011

Descarte de livros raros da Bibliotheca Pública Pelotense

Em junho deste ano uma denúncia muito série e grave aconteceu na nossa cidade. Uma grande variedade de livros e tomos de jornais foram descartados, jogados no lixo pela instituição que deveria preservá-los e mantê-los em bom estado. Outro dia comemorávamos os 136 anos da Bibliotheca Pública Pelotense e relembramos o lamentável fato, ainda não explicado, dos livros no lixo. Hoje tive uma surpresa desagradável. Uma amiga postou no facebook (via uma amiga dela) a fotografia de um livro que está a venda no site Mercado livre. Livro este do ano de 1939, com o carimbo da Bibliotheca Pública Pelotense, sendo vendido por DEZ PILA. Um documento raro, por uma bagatela, podendo ser parcelado em até 12 vezes.
Como foi dito no texto escrito pela Nádia e postado aqui na época do disparate não há argumento possível que convença alguém de que os livros deveriam ser postos no lixo. Nossa cidade tem outras bibliotecas de escolas e instituições, tanto públicas como privadas, que poderiam sim abrigar os exemplares excedentes da BPP.
Reconheço que há trabalhos e promoção de  atividades culturais na Bibliotheca Pública Pelotense, como os saraus poéticos e as conversas sobre livros, inclusive com a participação de nomes bem conhecidos como foi a ótima conversa com o Fernando Morais. Mas isto não isenta a instituição de explicar o porquê dos descartes. `
Nossa indignação não pode calar! Quantos outros exemplares raros não estarão sendo vendidos a preços módicos pelos sebos da vida? Um patrimônio de todos nós! Como comemorar 200 anos se estamos jogando as memórias no lixo?

Um comentário:

  1. Minha tese de doutorado será sobre os descartes da memória da educação de Pelotas. é revoltante a falta de critérios para o descarte de livros e outra infinidade de materiais oriundos das bibliotecas escolares. Muitos desses materiais movimentam um mercado onde nossas memórias são vendidas a preço de banana. 200 anos? De que?

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!