quarta-feira, novembro 16, 2011

Os acontecimentos da USP

O episódio que teve como palco o campus da USP mostraram o grande despreparo que nosso país, mesmo democrático e mesmo tendo passado por muitos protestos até atingir a democracia, ainda tem para enfrentar situações como esta. Ao assistir imagens do campus e de todos os acontecimentos não pude deixar de lembrar do período da Ditadura Militar. Mesmo buscando fontes alternativas para saber a respeito do que se passou lá, há muitas coisas não esclarecidas, além de muitas distorções que assistimos nos noticiários clonados da televisão.
Percebi uma grande falta de tato por parte do reitor da USP, o Sr. Rodas diante dos acontecimentos. Policiais armados podem passar uma sensação de segurança, mas e onde os policiais não estão há segurança? A intolerância é absurda! A universidade é um local de construção do pensamento crítico, mas que pensamento crítico pode ser gerado numa situação de violência?
Não estou nem de um lado, nem de outro. Também não estou em cima do muro, apenas não possuo informações suficientes para elaborar uma opinião por menorizada a respeito. Discordo da mídia, da grande mídia, que usou do episódio dos alunos apreendidos com maconha como estopim e real motivo para a ocupação da reitoria da universidade. Analisando friamente considero que os alunos foram um pouco imprudentes, não em defender os colegas. A questão é que talvez aquele momento não fosse o mais adequado, ou quem sabe a forma como as coisas aconteceram. Claro que cogitar como seriam as coisas é um mero achismo que de nada serve. Mas vejo que, tal como costumava acontecer na ditadura poderiam haver infiltrados com a única intenção de esculhambar com um movimento legítimo.
A polícia, a instituição alega não ter como proteger a população, no entanto destaca a tropa de choque para reintegrar um prédio e retirar alunos. Não podemos saber se os estragos foram vandalismo obra dos estudantes ou se foram causados no próprio embate entre polícia e manifestantes. O fato é que houve repressão. E mudanças efetivas no campus não foram feitas.
O questionamento que faço é: a PM ficará por lá, para sempre?
Quero crer que o episódio tenha servido como aprendizado a todos, principalmente aos mandatários, visto que, numa democracia, os protestos são legítimos. E, certa vez escutei alguém dizer, ou li, que, numa democracia aonde todos concordam, algo esta errado.
Neste link o texto é muito bom, claro e objetivo. Assemelha-se muito com o que penso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!