segunda-feira, outubro 18, 2010

Segundo turno Independente

Gosto da discussão política que visa a melhoria do coletivo. Gosto das pessoas engajadas que fazem da sua vida a própria luta, um exemplo de como é importante que cada um faça a sua parte. Adoro gente que defende suas opiniões e mesmo que aquilo pareça demasiado utópico não deixa de defender e seguir dentro da sua ideologia com coerência.
Mas não gosto de pessoas que defendem uma ideia condenando todas as outras. Não gosto do que vejo na política brasileira. Corrupção, desrepeito com os cidadãos, desinteresse, acusações e conchavos. Não acho nada coerente combater durante anos partidos de "direita" como oposição e agora estar junto, no mesmo palanque, na mesma chapa. Sei que não se trabalha pelo coletivo sozinho, é preciso um grande grupo e vontade para fazer. O Partido dos Trabalhadores, a oposição mais raivosa que tivemos no país, aprendeu a duras penas. E tanto mudou que perdeu toda a sua característica de esquerda. Perdoem-me meus amigos partidários, mas olhando de fora é isto que eu vejo. Uma vez situação tudo mudou e as desculpas esfarrapadas tão criticadas outrora passaram a ser corriqueiras. E aquelas pessoas que eu via carregando bandeiras, participando de caminhadas e bandeiraços não estão mais no meio da multidão. Nestas eleições vi muita gente sacudindo bandeira, mas estavam recebendo para isto. Eu mesma participei muitas vezes, e não me arrependo, acreditava no que ouvia. Já hoje não é mais a mesma coisa.
Mesmo não me identificando tanto com o PT hoje em dia, ainda não estou azul. Jamais concordei com a forma um tanto quanto preconceituosa de se dirigir aos concorrentes do PSDB. O bico afiado não parece de um tucano. E a coisa é tão maluca que daqui a pouco voltarão a dizer que os comunistas comem criancinhas! (Quando sabemos que quem faz isso são aqueles caras...) A musiquinha que diz que o Serra é do bem insinua claramente que a Dilma é do? Do? Alguém??
Sinceramente? Pensei que tivéssemos passado desta fase, que tínhamos evoluído e discutiríamos ideias, ideais, propostas, projetos.
É por isto que me identifico mesmo com o PSol e com o PV. O primeiro por ser uma ala dissidente do PT, que não aceitou os conchavos e negociatas. E com o segundo pela sua coerência e linearidade. O PV sempre foi o PV, sempre foi verde, sempre defendeu as mesmas propostas, não mudou no cerne. No primeiro turno votei Marina. Por isto não gosto de ver o Serra usando o nome dela na sua propaganda política como se ela o apoiasse.
Gostei muito da declaração de independência no segundo turno. Óbvio que ela votará em alguém, ao contrário de mim que estou decidida a anular meu voto. Mas é importante deixar claro, tanto Marina, quanto o PV sua posição de neutralidade, o seu não apoio a ninguém. Embora na minha opinião o mais coerente é que quem tenha votado na Marina e no Plínio, pela característica política dos partidos, vá votar na Dilma no segundo turno. Mas o povo não é lá muito lógico. E acaba que a política fica parecida com o futebol, "uma caixinha de surpresas"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!