segunda-feira, outubro 04, 2010

Depois das eleições a sujeira

Cumprido o dever do voto e apurada em tempo recorde a votação, restam nas ruas a sujeira feita pelos candidatos na última tentativa de conquistar o eleitor. Entendo que a campanha é um momento de tentar tudo, é o tudo ou nada de quem busca uma vaga na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, no Senado, na presidência ou no governo do estado. Mas depois de tudo fica a papelada rolando pelas ruas qual feno vagueando pelas em cidade fantasma do velho oeste.
Embora eu saiba que muitas pessoas jogam, sem culpa, o seu lixo nas ruas, não consigo conceber que todos os que passaram por cada local de votação displicentemente atiraram no chão os santinhos que não queriam receber. O mais plausível de acreditar é que este eleitor, que talvez já tenha candidato ou que não queira nem saber de mais um encarte atulhando sua bolsa, se recuse a pegar o papel oferecido. Parece mais é que os panfletistas jogam para cima os materiais de campanha para, quem sabe, pegar algum desavisado, que não sabia em quem votar.
Teria sido interessante que os candidatos dessem mais um dia de emprego aos cabos eleitorais e levassem seus exércitos para rua fazendo a limpeza das calçadas e pátios dos locais de votação. O Instituto Assis Brasil estava cercado do lixo eleitoral ainda pouco. Mesmo que a equipe de limpeza contratada pela prefeitura esteja se empenhando em executar bem sua função, o vento, característico nesta época do ano, insiste em levar para longe as caras sorridentes de quem pedia um votinho que fosse. Quem sabe os candidatos adotem esta ideia, juntar seu lixo, ou o lixo dos correligionários e até dos adversários, para realmente fazer a diferença dando em primeiro lugar uma lição de cidadania e respeito para com a cidade e os eleitores pelos quais eles juram e prometem que irão trabalhar, pensar e defender... se forem eleitos, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!