sábado, outubro 23, 2010

Sapo vira rei vira sapo

Fiquei em dúvida se este texto tem mais a ver com este blog ou com o outro. É que neste procuro colocar apenas as coisas de opinião, meus estudos, minhas pesquisas e no outro Luna em fases  no qual conto histórias, lembranças e algumas fantasias. Resolvi contar  aqui porque talvez esta peça de teatro tenha sido muito importante para a minha formação crítica enquanto eleitora. Claro que junto a estas peças também havia os ótimos programas da TVE, que eram os educativos mais legais do planeta. Bambalalão, Pandorga, Cocoricó, e assim por diante. Ainda bem, que alguns resistiram as mudanças. Sinto pena mesmo é de não conseguir assistir a programação da teve, já que esteve fora do ar por vários meses aqui no Estado e agora, voltou, mas ainda está com o sinal muito ruim. E como eu não tenho tv a cabo nem parabólica, assim como milhares de pessoas, fico refém da programação dos canais abertos. (Na verdade não fico refém nada, porque tenho assistido muito pouca tv).

Voltando a lembrança que tive do teatro... Lembro perfeitamente da minha fascinação entrando no Teatro Sete de Abril!!! Nunca vou esquecer como fiquei impressionada com aquele lustre gigante pendurado no meio do teatro. O coração pulsava numa excitação tamanha, que mais um pouco saia aos pulos pelo chão do Sete. Fui com o colégio, o teatro estava lotado, crianças de várias escolas. Ficamos num camarote, via o lustre bem na minha frente e aquelas contas brilhantes. As cortinas vermelhas fechadas não nos deixavam antever o espetáculo, até que entra a "menina" no cenário, se não me falha a memória brincando com uma bola. Era a princesinha, a bola lhe escapa das mãos e ela vai atrás. É quando encontra o sapo.
A peça segue com muitas coisas engraçadas, como a tentativa do sapo de fazer com que a princesa o beije.

Lembro também de como fiquei revoltada com os soldados do rei obrigando uma senhora a andar descalça, porque segundo uma lei não se podia usar calçado num determinado dia. O texto da estória foi escrito por Ruth Rocha,  é uma adaptação. A peça era para as crianças mas traz uma lição muito importante a qual nunca esqueci que é a de que o poder muda as pessoas. É como aquela clássica frase do Lincoln "quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abraham Lincoln. Esta é a mensagem da peça, esta é a lição que aprendi.

Olhando nossos políticos e alguns aspirantes a cargos públicos, com tanto poder e com tanta liberdade, percebo que algumas pessoas se quer  precisam chegar ao poder para mostrar o seu caráter. Ainda estamos longe de termos uma sociedade mais justa. Sinto é que aqueles medíocres, que agem como agiu o sapo não possam ser castigados como o Rei Sapo o foi. É pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!