terça-feira, outubro 19, 2010

Ainda se cala a imprensa a bala

Estamos vindo de um passado recente em que a imprensa era calada a força. A censura instituída durante o regime Militar não pode ser negada, tampouco esquecida. A repressão que se fazia para que tudo se mantive-se "em ordem" também não pode cair no esquecimento. Afinal de contas não foi pouco o sofrimento, nem as mortes e ainda existem desaparecidos, feridas abertas que a atual democracia ainda não conseguiu encarar de frente. Talvez porque mexer nisso reacenda questões que foram, simplesmente abafadas.
Hoje não sofremos mais aquela censura. Mas existem outras. E em alguns lugares do país existe o coronelismo e o crime organizado que calam a bala quem não lhes agrada, foi assim com Chico Mendes, com Doroty Stein, com Tim Lopes e ontem com Francisco Gomes de Medeiros. O radialista havia denunciado a compra de votos. No entanto, esqueçam as dentaduras, os chinelos de dedos, as cestas básicas. F. Gomes denunciou a troca de votos por crack. É isto mesmo, por pedra! É absurdo, mas é a pura verdade.
Infelizmente creio que ainda levará tempo para que coisas como estas não aconteçam. Ainda falta um maior comprometimento da imprensa com as questões sociais. Sinceramente, às vezes tenho a impressão de que aqueles que lutaram com tanta garra para mudar o Brasil, para conseguir vencer a ditadura e a censura não deixaram sementes. Parece que o objetivo era lutar para que cada um dissesse o que quisesse sem nenhuma responsabilidade. E o pior é que a coisa foi ficando de tal jeito que se diz de acordo com o valor pago, apenas isso E COMO O PAGANTE QUER.
Fico profundamente consternada ao saber que pessoas comprometidas com a verdade e com um ideal sejam assassinadas covardemente. Pior que isto só saber que crimes como este acontecem e muitas vezes não são solucionados, levam tempo demais perdido nas teias da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!