quarta-feira, junho 24, 2009

Gripe suína

Muitas pessoas devem estar apavoradas com a aproximação da influenza A, causada pelo vírus H1N1, principalmente depois do ocorrido em São Gabriel e da notificação de que Argentina e Chile tem vários casos confirmados. Aqui em Pelotas há a suspeita de um caso. Por isto nunca é demais destacar os sintomas que são: febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal. As pessoas que apresentarem os sintomas e tiverem estado em algum dos locais com casos confirmados da doença devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3284-7722 ou procurar o Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1418, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 min e o pronto socorro das 17h 30 min às 8h.
Para prevenção alguns cuidados podem ser seguidos, como lavar bem as mãos depois de tossir ou espirrar e depois de ter contatos com superfícies, evitar locais fechados e aglomerados, usar lenço de papel descartáveis, ter uma boa alimentação e beber bastante líquidos e praticar exercícios. Na dúvida busque orientação médica.

2 comentários:

  1. O único problema é que estes são os mesmos sintomas de qualquer gripe que se preze! a mídia tradicional, menos esmiúça os pormenores da questão e mais provoca o estardalhaço sobre a epidemia. Atitude consoante com a idéia de espetáculo mesmo, esse "jornalismo" quase como um show, onde mais importante do que a verdade é o impacto que as notícias têm pela forma como são abordadas. Assim também falam e falam na famigerada "crise mundial", e a população repete no dia dia esses termos, mas não se aprofunda debate algum sobre o que quer que seja. Acho massa espaços como esse blog, pra levarmos adiante nossas olpiniões e debater o que geralmente não é debatido.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Sandro, realmente a mídia não informa quase nada e por várias questões. É por isso que devemos buscar meios alternativos de informação e debater mesmo. É por aí, nada de deixar as coisas passarem sem pensar.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!