terça-feira, junho 16, 2009

Medicamentos e celebridades

Vez ou outra surgem reportagens que alertam sobre o uso excessivo de remédios sem prescrição médica. O consumo em excesso vai do "inofensivo" remedinho para dor de cabeça até os emagrecedores tarja preta que o mulheril ataca com a gana que deveria colocar na esteira, já que querem manter-se esbeltas. Segundo alguns estudos o Brasil está entre os maiores consumidores de inibidores de apetite do mundo. Basta uma rápida pesquisa no google para abrirem mil possibilidades, desde a simples pesquisa a respeito do que faz o medicamento até a compra. Algumas matérias, como esta clica aqui falam sobre os riscos de dietas rápidas e remédios utilizados sem indicação médica. Algumas notícias falam sobre pesquisas de 2004 e 2005, como neste artigo . O fato é que nesta época o Brasil estava entre os maiores consumidores e se manteve, como podemos observar nesta outra matéria, do Blog de Enrico Fonseca.
Os medicamentos são caros, remédios de uso contínuo são constantes pautas devido a sua falta nas prateleiras dos postos de saúde, no entanto o Brasil é o maior usuário de drogas para emagrecer. A sorte é que não há propaganda televisiva de todos os medicamentos, se não estaríamos perdidos. Creio que bastam os Merchandising dos shakes e algumas pílulas "naturais" que os programas de variedades apresentam.
Agora uma nova regra foi aprovada para a propaganda de medicamentos e entrou em vigor ontem. Entre as inovações está o veto de celebridades falando dos benefícios da droga para a saúde. E é tanto famoso dizendo que na hora da cólica menstrual toma tal remedinho, que quando surge aquela dorzinha de cabeça e só tomar tal que ela some! Até o Pelé, Rei do Futebol já apareceu dizendo como tem mais vigor tomando vita... e que dor não é com ele por isto que tem sempre a mão o seu D**il. Como os brasileiros também se automedicam, e medicam os outros sem o curso superior pelo simples achismo, o aval de um rei do futebol ou da namoradinha do Brasil é quase uma receita médica, afinal de contas entre uma receita ilegível e um comercial de televisão, o que você entende melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!