sexta-feira, junho 05, 2009

Air France e legislação francesa

Lamento muito o acidente de avião da companhia Air France, como lamento todos aéreos ou terrestres. Discordo da posição da mídia de "criticar" sem falar sobre a não divulgação da lista de passageiros. Concordo com a legislação francesa que só permite a divulgação dos nomes autorizados pelas famílias e que, principalmente, contata os familiares antes de qualquer especulação dos jornalistas a respeito dos possíveis mortos. Imagine vocês uma mãe recebem pela televisão a notícia de que seu filho, sua nora e seus netinhos pequenos podem ter morrido em um acidente?
Peguemos um exemplo nosso, quando aconteceu o acidente da gol e da tam, os familiares não tinham nenhuma confirmação dos passageiros, inclusive muitos queixam-se disso, não foram bem atendidos como família das vítimas, ficaram desamparados sem saber ao certo o que havia ocorrido. Por outro lado, a imprensa tinha os nomes, divulgava fatos e explorava descaradamente a dor de quem perdeu seus entes queridos.
Deve ser isso que esta desagradando os repórteres, pois eles não tem como abusar de imagens dos mortos ainda vivos e do choro dos familiares.
Para os familiares a posição francesa, com toda certeza é a melhor, eles são bem recebidos bem, e podem acompanhar de perto as buscas caso queiram, recebem apoio psicológico e médico. Além disso, a empresa diz apenas aos familiares se seu ente estava ou não no avião. Isso se chama respeito ao próximo, ao cliente, a dor alheia. Primeiro os familiares e as vítimas, depois a imprensa, apesar da comoção internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!