sexta-feira, dezembro 21, 2007

Final do ano!

Como eu já devo ter dito por aqui alguma vez, não gosto muito de final de ano. Apesar da família reunida e da renovação das energias que ocorrem com o fechamento de um ciclo e a abertura de um novo, não me sinto plena nesta época. Gosto mesmo é de páscoa! Tá certo, sou uma chocólatra assumida, mas fazer o quê se acho o coelhinho mais convincente do que um velhinho que vem lá do Polo Norte, cheio de roupas em pleno verão brasileiro?
Mas não foi por isto que comecei este post. Meu objetivo é acentuar a "queda" da CPMF. Todos os jornais estão realizando matérias sobre "o que muda com o fim da CPMF". O que mais me surpreendeu foi a declaração do ministro da Saúde que afirmou que quem mais sofrerá com a perda do imposto sobre a movimentação financeira é a saúde. Isto é interessante, já que o imposto foi criado para ser provisório e seu rendimento deveria ser apenas e tão somente para a saúde. No entanto, nos últimos tempos, o valor destinado para a saúde era dividido para outros setores.
Com a movimentação individual já era possível saber o quanto um cidadão contribuía para a sua saúde, sendo que já paga outros impostos. Imaginem então num país do tamanho do Brasil, onde os funcionários públicos, em sua maioria recebem via conta bancária, e quando retiram seu salário mensal já têm descontado a CPMF? Agora somem a tudo isso as contribuições de todos estes anos de imposto e observem na sua região se a saúde mudou realmente. Procure lembrar-se de como funcionava o posto de saúde próximo de sua casa ou o Pronto Socorro de sua cidade.
Dando uma rápida volta no tempo não percebo tantas mudanças.

MASP
Um povo muito esperto lá em São Paulo passou a mão em um Picasso e um Portinari. As obras eram as principais do acervo do Museu de Arte de são Paulo (MASP). Os criminosos foram gravados pelo circuito interno do museu. A polícia Civil está investigando.

Norton Nascimento
O ator Norton Nascimento, 45 anos, morreu hoje devido a falência cardíaca por quadro infeccioso pulmonar. Nascimento havia feito um transplante de coração em 2003, para a correção de um aneurisma na aorta, um problema congênito. Depois disso o ator virou um grande ativista em prol da doação de órgãos no Brasil.
Nacimento sentiu-se mal e foi levado a Beneficiência Portuguesa, onde veio a falecer.

violência
Fico chocada com a violência que ronda os homens jovens. Começa no trânsito, passa pelos estádios de futebol e se alastra por aí. A campanha contra a violência no trãnsito lançada pelo grupo RBS sintetiza o que penso: "o que estes machos que correm e se batem tem na cabeça?". Gostaria de saber. Por que quando acaba o jogo de futebol eles não vão para casa ou apenas conversar com os amigos?
Outra coisa que não entendo (e podem dizer que é porque sou mulher) qual é a graça de subir num ringue pra levar porrada? Eu até entendo box, karate, tae-kon-do e kung fu como esportes, agora, vale tudo! Vale tudo pra mim é só brutalidade!
Estou falando disso porque fico preocupada com o quanto os jovens do sexo masculino se expõe a riscos desnecessários. Quem sabe com a campanha e com a chegada das festas de final de ano as coisas comecem a mudar? Quem sabe exemplos como o do lutador Ryan Gracie também não sirva de alerta?

votos
Faço votos de que 2008 seja um ano de muita paz. Que aconteçam mudanças boas e verdadeiras no nosso país. Um grande abraço para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!