sexta-feira, agosto 17, 2007

O que é isso companheiro??

Sabe que eu pensei, olha só que otimismo, que nós vivíamos num país democrático. Num lugar onde as pessoas podiam expor sua opinião e até falar abertamente do seu descontentamento. Protestos, passeatas e vaias são entendidos hoje como algo de jovens imaturos e sem consciência política. O pior é ouvir isto de um cidadão que sempre se disse de esquerda, desde sua juventude. O que isso companheiro? Como é que tem coragem, presidente Lula de começar um discurso falando que "o pessoal é tão jovem que é desprovido de consciência política" porque vai protestar com nariz de palhaço? Como pôde esquecer que durante os 20 anos da Ditadura Militar foram os jovens que lutaram contra o regime autoritário, contra a censura imposta pelos milicos e toda a sorte de abusos de poder? Esqueceu que foram os jovens caras pintadas que atuaram no impeachment do presidente Collor?
Eu não aceito. Eu protesto com ou sem nariz de palhaço e continuarei protestando. Não aceito a menor sombra de censura, estudo este tema e abomino as formas pelas quais ela se apresenta. Atualmente o governo vai usando o argumento de proteção do presidente e de sua equipe e vai calando, ou tentando- calar a voz de quem tem muito a dizer e denunciar.
Como é possível dizer que a polícia federal irá investigar e punir a todos os corruptos, cortar na própria carne e ao surgirem denúncias tentar abafá-las?
Durante muitos anos senhor Lula, antes de o senhor ser eleito, sua posição, sua postura e seu discurso eram outros. O senhor sempre engrossava o coro dos descontentes, com certeza deve ter vaiado muitos políticos. Talvez tenha vaiado e levantado o dedo em riste para denunciar alguns dos políticos que hoje fazem parte da sua base governamental.
Concordo que o ser humano deve mudar, deve evoluir e tentar pensar de outra forma, mas ser eleito com um programa de governo que é voltado para povo e depois de eleito mudar totalmente sua maneira de agir e se dirigir a ele só demonstra que desde sempre a intenção não era aquela que o levou a chegar onde está.
Antigamente os protestos eram entendidos pelo presidente, hoje eles incomodam, chateiam, magoam. Não será hora de o senhor presidente rever seus conceitos, seus anos de governo e ouvir o que a população brasileira está dizendo? Pois, se bem me lembro e eu lembro bem, os petistas condenavam a política paternalista de conceção de bolsas e cotas, sua meta era uma reforma política e social efetiva. Lembro inclusive de discursos onde o senhor próprio dizia que não daria o peixe, mas ensinaria a pescar. O que vejo não é bem isto, morando numa cidade pobre e convivendo de perto com pessoas de todos os níveis percebo que a população marginalizada e da periferia só esta recebendo um paliativo, pois as outras necessidades básicas continuam em estado de calamidade.
Outra coisa muito séria é comparar duas situações de dimensões diferentes. Uma bolsa de estudos no exterior, bancada por empresas particulares ou governamentais, visa um retorno e tem este retorno, porque o pesquisador, mesmo que não volte ao seu país, publica, devolve pra ele através de seu estudo, das suas descobertas, do seu trabalho o investimento feito. No entanto, uma bolsa família que não cobra efetivamente nenhum melhoramento da família que o recebe não devolve nada, ao contrário tira ainda mais o que já é pouco. Uma política que parte do pagamento de um valor xis para a família que tem tantos filhos, acaba é incentivando as pessoas e continuarem procriando para manter o recurso que recebem. Concordo que precisa existir atualmente uma política imediata, mas ainda falta políticas que funcionem realmente e vão para além do dar um "édinheirinho".
Companheiro Lula, coloque a sua mão na consciência, pense antes de improvisar e falar. Olhe para o seu passado de luta na esquerda e volte a ter coerência com a sua história. Respeite os eleitores que votaram no senhor, nós também queremos que o Brasil melhore. Admito que existem políticas e programas de muito valor que foram implantados pelo seu governo, no entanto as pessoas tem o direito de demonstrar seu descontentamento, afinal vivemos ou não num país democrático, com liberdade de expressão- conquistada com muita luta, inclusive com o senhor fazendo parte dela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!