terça-feira, agosto 14, 2007

Enturmação ou amontoamento?

A mais nova idéia da governadora do Estado, Yeda Crusius é da enturmação, que consiste em maior número de aulos por sala de aula e professor. Ela argumenta que um aluno de seis, sete anos não sabe dizer que quer conviver com 30 crianças e que turmas com duas ou cinco alunos torna o aprendizado monótono.
É claro que não se defende turmas de cinco alunos para o ensino, mas um número de até 15 ou 20 crianças, afinal numa sala com 40 como controlar, como dar atenção a todas de forma igual? Mais uma vez a governadora vai na contramão da história. Enquanto pedagogos e professores defendem um ensino personalizado de aproximação com o estudante, Yeda quer modificar a estrutura e amontoar as crianças numa sala por conta de uma sociabilidade, de uma enturmação que a criança não tem apenas na sala de aula. A socialização do aluno ocorre dentro da escola de forma ampla no convívio com diretores, funcionários, professores e colegas. E se dá além das paredas da sala de aula, acontece no pátio durante o recreio, no momento da merenda, nas comemorações - incentivando os pais e a comunidade a participar.
Tem momentos em que me pergunto seriamente: de onde saem idéias como estas? É como dizem por aí, idéias como estas se tira do C* com pauzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!